Costa vinca que UE "oferece parcerias comerciais em vez de tarifas"

  • 21/01/2026

"No passado fim de semana assinámos o histórico Tratado do Mercosul, que irá criar a maior zona de comércio livre do mundo [...] e envia uma mensagem poderosa ao mundo: em vez de tarifas, a UE oferece parcerias e, em vez de esferas de influência, estamos a criar esferas de prosperidade partilhada", disse António Costa num debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

 

A poucos dias de se deslocar à Índia para tentar 'fechar' o acordo comercial entre os dois blocos -- juntamente com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen --, o antigo primeiro-ministro português apontou que "os acordos comerciais são livros de regras globais, [enquanto] as tarifas são impostos sobre cidadãos e empresas".

"A União Europeia construiu a mais extensa rede de acordos comerciais, abrangendo 78 países, e a Comissão está a alcançar progressos notáveis nas negociações com países como a Índia, a Austrália, a Tailândia, as Filipinas e os Emirados Árabes Unidos, entre outros", destacou António Costa.

Presente na ocasião, Ursula von der Leyen lembrou o "acordo histórico com o Mercosul", esperando no início da próxima semana "outro acordo inovador" com a Índia.

Ainda sobre o acordo com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), António Costa falou, na sua intervenção, no "resultado de mais de duas décadas de negociações" com "salvaguardas significativas", dizendo "aguardar com expectativa o trabalho conjunto nos próximos passos, para os quais o papel do Parlamento é essencial".

Nestas declarações, António Costa defendeu ainda "um novo ímpeto ao crescimento económico, à inovação e à resiliência da Europa", como aconteceu com a defesa comunitária em 2025, razão pela qual convocou para 12 de fevereiro uma sessão estratégica de reflexão dos líderes europeus sobre a competitividade da UE.

"Temos de apresentar resultados para os nossos cidadãos em matéria de empregos de qualidade, salários e acesso a habitação a preços comportáveis porque a coesão social e a prosperidade são duas faces da mesma moeda e, isoladamente, nenhuma delas seria sustentável", elencou.

Hoje mesmo, o Parlamento Europeu vota o pedido para submeter à análise do Tribunal de Justiça da União Europeia aspetos do acordo UE-Mercosul antes o votar, o que poderá parar o processo de ratificação.

Quanto à Índia, Nova Deli e Bruxelas já haviam tentado alcançar um acordo comercial, mas as negociações tem sido bloqueadas por desentendimentos.

Durante a presidência portuguesa do Conselho da UE, no primeiro semestre de 2021, a Índia e a UE concordaram em negociar um acordo comercial, outro de proteção de investimentos e um de indicações geográficas.

Leia Também: "EUA testam princípios europeus mas UE vai rejeitar qualquer coerção"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2923328/costa-vinca-que-ue-oferece-parcerias-comerciais-em-vez-de-tarifas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes