Costa frisa importância de lembrar Holocausto "contra ódio, intolerância"
- 27/01/2026
Numa mensagem nas redes sociais por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, António Costa lembrou os "seis milhões de judeus e incontáveis outras pessoas assassinadas" pelo regime da Alemanha nazi.
"Perante o crescimento do antissemitismo, honrar esta memória é mais importante do que nunca. Como um alerta contra o ódio e a intolerância, para garantir que falamos a sério todos os dias quando dizemos 'nunca mais'", lê-se na mensagem.
O Parlamento Europeu assinalou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto com uma sessão solene em que discursou Tatiana Bucci, uma sobrevivente que foi deportada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau quando tinha 6 anos.
Numa mensagem divulgada também no âmbito deste dia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, avisou que a memória do Holocausto está a ser distorcida para "alimentar o antissemitismo", considerando inaceitável que haja atualmente judeus na Europa a "viver com medo" e a "esconder a sua identidade".
Leia Também: Holocausto: Guterres alerta para perigos de distorcer e negar o passado













