Costa do Marfim é eliminada e deixa Sporting (e Rui Borges) a sorrir
- 10/01/2026
Está encontrada a última seleção qualificada para a meia final da CAN'2025. A congénere do Egito garantiu, ao final da noite deste sábado, a última vaga na próxima eliminatória do Campeonato Africano das Nações (CAN), ao bater a Costa do Marfim, por 3-2. Um resultado que envia para casa o último vencedor desta competição.
O Estádio Adrar, na cidade de Agadir, recebeu aquele que foi o último jogo dos quartos de final da prova que está a decorrer em Marrocos. E foram precisos apenas quatro minutos para que o marcador acabasse por funcionar pela primeira vez.
Sem o sportinguista Ousmane Diomande no onze inicial dos marfinenses, ele que nem saiu do banco de suplentes nesta partida, Omar Marmoush, jogador do Manchester City, quebrou o nulo ao quarto minuto, após um passe de Emam Ashour.
Pouco depois da meia hora de jogo, Mohamed Salah vestiu a pele de assistente e viu Rami Rabia aumentar a contagem ao minuto 32. O nome pode não lhe parecer nada estranho, isto porque o defesa de 32 anos do Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, pertenceu aos quadros do Sporting. O melhor que a Costa do Marfim conseguiu fazer foi reduzir distâncias graças a um auto golo do egípcio Ahmed Fatouh em cima do minuto 40.
A partida quase ficou resolvida a favor do Egito no arranque do segundo tempo. Emam Ashour voltou ao papel de assistente e colocou a bola em Mohamed Salah, que ampliou a contagem na cidade de Agadir com um remate certeiro aos 52 minutos. Guela Doue reduziu para os marfinenses aos 73 minutos, mas já tarde para inverter a vitória egípcia.
Rui Borges e Sporting sorriem com eliminação da Costa do Marfim
Quem acaba por sair mais contente com esta derrota da Costa do Marfim é o Sporting. É que a eliminação dos marfinense dita o regresso a Lisboa de Ousmane Diomande.
Com vários centrais lesionados, como são os casos de Eduardo Quaresma e Zeno Debast, Rui Borges, treinador leonino, agradecerá, de certa forma, este reforço que chegará a tempo do duelo contra o Casa Pia, da próxima sexta-feira, da 18.ª jornada da I Liga.
O que se segue na competição?
Fechados que estão os quartos de final da CAN'2025, vêm aí as meias finais para definir quem será o novo campeão africano. Os dois jogos estão agendados para a próxima quarta-feira, dia 14 de janeiro.
Senegal, que eliminou o Mali nestes quartos de final, e Egito são as primeiras seleções a entrar em campo, jogando no Estádio Ibn Batouta, na cidade de Tânger, a partir das 17 horas (horário de Portugal Continental). A meia final fica fechada com o duelo entre a Nigéria, de Zaidu, e o anfitrião Marrocos, que decorrerá no Prince Moulay Abdellah Stadium, na cidade de Rabat, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental) de 14 de janeiro.














