Costa de novo sob aviso devido à agitação do mar. Chuva? Só segunda-feira
- 08/11/2025
Os dez distritos costeiros de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os avisos para agitação marítima forte visam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, e estão em vigor até à meia-noite.
Prevêm-se ondas de noroeste com 2 a 3 metros, aumentando para 4 a 4,5 metros a partir do início da tarde, avisa também o IPMA.
Ao longo deste sábado, espera-se céu geralmente pouco nublado, "apresentando períodos com muita nebulosidade e possibilidade de aguaceiros fracos nas regiões Norte e Centro". Já o vento deverá soprar fraco ou moderado.
Está prevista para hoje ainda uma pequena descida da temperatura mínima, que será mais baixa no Interior: Bragança, Guarda e Viseu poderão descer aos 4ºC, enquanto que, na região do Algarve, a temperatura mínima esperada é de 13ºC.
Já as máximas, deverão rondar os 20ºC na Grande Lisboa, Santarém, Alentejo e Algarve. A Norte, os termómetros podem chegar aos 17ºC no Porto, mas não irão além dos 15/16ºC no Interior Norte.
No domingo, há nova descida da temperatura mínima, mas o céu deverá manter-se pouco nublado, aumentando de nebulosidade nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, onde poderá já chuviscar.
Contudo, é na segunda-feira que a chuva regressa na generalidade a todo o território. A próxima semana será, aliás, "muito chuvosa", conforme já anunciou ontem o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Haverá também "condições favoráveis à ocorrência de trovoada" - tudo graças ao "posicionamento de uma depressão complexa" que irá estar centrada "a noroeste da Península Ibérica e em movimento lento".
Leia Também: Magusto não vem só: Prevê-se semana "muito chuvosa" (com trovoada?)













