Cortar ou lavar o cabelo? O que evitar para ter sorte no Ano Novo Chinês
- 17/02/2026
Esta terça-feira, 17 de fevereiro, arranca o Ano Novo Chinês as celebrações decorrem até ao início de março. Estamos no ano do cavalo de fogo e tal como acontece sempre esta é uma data cheia de simbolismo. Durante estes dias, existem várias coisas que devem ser evitadas, tudo para conseguir ter sorte ao longo dos próximos meses.
Por cá podia apenas conhecer a tradição de comer 12 passas e até usar uma peça de roupa azul para ter sorte. Já no ano novo lunar, que hoje começa, são vários os tabus e superstições associadas, tudo para garantir que terá um ano em grande e que o azar não está por perto.
Desde varrer ou cortar o cabelo, veja o que deve evitar por estes dias para conseguir afastar o azar e ter um ano cheio de sorte.
Ano Novo Chinês: O que evitar para ter sorte
O website da Preferred Hotels começou por dizer que chorar é algo a ser evitado. Acredita-se que o choro é um presságio de má sorte. Assim, é sugerido aos pais que evitem castigar os filhos para evitar choros e birras em casa.
Por outro lado, usar palavras negativas acaba por ser uma forma de atrair mau olhado. Assim, doente, morte ou matar devem estar longe do seu vocabulário por estes dias. Varrer é uma das atividades domésticas que podem atrair má sorte.
Leia Também: Felizmente, tudo se começa a encaixar na vida destes 3 signos do zodíaco
Explicam que a limpeza e as arrumações devem ser feitas antes do ano novo começar. Fazer este tipo de atividades nestes dias pode fazer com que ponha fim à sorte que tenha em sua casa.
E lavar a roupa? Também é algo que deve esperar. Acredita-se que a água pode ser vista como uma ofensa e trazer má sorte. O uso de tesouras é algo que também deve ficar de lado. O mesmo aplica-se a cortar de cabelo, que está diretamente relacionado com as tesouras, mas também lavar o cabelo. No website explicam que existem muitos salões de beleza e cabeleireiros que estão fechados na China durante esta altura.
Branco ou preto são cores a evitar por estes dias. Revelam que pode ser um convite ao mau olhado, ao azar e morte. E se está a pensar acordar alguém, esqueça. Esta ação é considerada de algum stress. E dormir a sesta? Nada disso. Pode incentivar à preguiça nos meses seguintes e a uma vida pouco produtiva e negativa.
E como se isto tudo não fosse já suficiente para evitar a má sorte ao longo do ano, o website What’s On aponta ainda mais coisas que me podem trazer infortúnio por estes meses. Partir alguma coisa, por exemplo, é de evitar ao máximo. Simboliza perda e separação. Se for algo acidental, a tradição manda embrulhar os cacos rapidamente em papel vermelho, para neutralizar o mau olhado.
Pedir dinheiro emprestado ou até emprestar dinheiro pode simbolizar perda ao longo dos meses que se seguem. Se quer ter uma boa energia financeira, já sabe. Por outro lado, evite discussões, algo que vai de encontro à ideia do uso de palavras negativas. Na mesma linha de evitar o corte do cabelo, este website vai mais longe e revela mesmo que o melhor é evitar lavar. Se o fizer, pode estar a lavar a riqueza e a boa sorte que possa ter.














