Corrida pela sucessão de Amorim aquece. Os 2 candidatos... e o desistente
- 07/01/2026
O Manchester United está, oficialmente, ativo no mercado em busca de uma nova solução para o comando técnico da equipa principal, depois de ter avançado para a demissão de Ruben Amorim, que, 14 meses depois de ter sido adquirido ao Sporting, a troco de 11 milhões de euros, totalizou 24 vitórias, 18 empates e 21 derrotas ao cabo de 63 jogos oficiais.
Para já, a solução irá passar por Darren Fletcher, 'lenda viva' do clube, que, até agora, estava ao leme da formação de sub-18, e que irá sentar-se no banco de suplentes, pelo menos, esta quarta-feira, pelas 20h15 (hora de Portugal Continental), no encontro da 21.ª jornada da Premier League, perante o Burnley, que terá lugar no Turf Moor.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o plano da direção dos red devils passa, agora, por encontrar o homem com o perfil ideal para assumir o cargo, de forma interina, até ao final da presente temporada de 2025/26, ficando a contratação de um 'peso pesado' reservada para o próximo verão.
A mesma publicação acrescenta que, neste momento, não está totalmente descartada a possibilidade de Darren Fletcher vir a ser o eleito, ainda que tudo dependa de como o plantel onde militam os internacionais portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot venha a responder a esta 'chicotada psicológica'.
No entanto, a procura passa, sobretudo, por fora, por alguém de maior experiência. O candidato mais forte dá pelo nome de Ole Gunnar Solskjaer, que, até já passou por uma experiência semelhante, em dezembro de 2018, quando foi chamado para fazer face ao despedimento de José Mourinho (agora, timoneiro do Benfica).
Na altura, aquilo que era para ser um mero 'remendo', tornou-se numa solução a tempo inteiro, prolongando-se durante quase três anos, ao cabo dos quais somou 91 triunfos, 37 igualdades e 40 desaires em 168 encontros, em todas as competições, deixando tão boas impressões que, está, agora, uma vez mais, na calha.
A alternativa... e o desistente
A principal alternativa a Ole Gunnar Solskjaer (que está livre, desde o passado verão, quando foi demitido do comando técnico do Besiktas), pode ler-se, é Michael Carrick, seu antigo companheiro de equipa... que, curiosamente, o rendeu no cargo, em novembro de 2021, também de forma interina.
Um processo que, no entanto, foi radicalmente diferente, visto que o antigo internacional inglês resistiu apenas três encontros no cargo (que culminaram em duas vitórias e um empate). Na altura, o próprio enveredou pela carreira de treinador principal, mais concretamente, no Middlesbrough, onde se manteve, até junho de 2025.
Fora de toda esta equação estará Ruud van Nistelrooy, o homem que fez a 'ponte' entre Erik ten Hag e Ruben Amorim (período ao qual se sucedeu uma experiência pouco feliz, de apenas meio ano, no banco do Leicester City, quando venceu apenas cinco dos 27 jogos no cargo) e que já terá feito saber que não tem qualquer interesse em retomar a experiência.
Leia Também: Reveladas as palavras que fizeram Ruben Amorim "rebentar" no Manchester United













