Corpos de 15 prisioneiros palestinianos recebidos em Gaza. São já 330
- 14/11/2025
Os cadáveres chegaram ao hospital "no âmbito da 13.ª ronda de troca de corpos", acordada no cessar-fogo, negociado sob pressão dos Estados Unidos.
Segundo o acordo, que entrou em vigo a 10 de outubro, Israel deve devolver 15 corpos de palestinianos por cada corpo de refém israelita entregue.
Na quinta-feira à noite, Israel confirmou ter recebido o corpo do refém israelita Meny Godard, assassinado no ataque liderado pelo grupo islamita Hamas ao território israelita, a 07 de outubro de 2023, que desencadeou a guerra em Gaza.
Desde o início do frágil cessar-fogo, o Hamas libertou todos os 20 reféns vivos ainda detidos em Gaza em troca de quase 2.000 prisioneiros palestinianos, e devolveu 25 dos 28 reféns mortos que prometeu entregar a Israel.
Os restos mortais dos três últimos reféns são de dois israelitas e de um trabalhador tailandês raptados no 07 de outubro.
A etapa seguinte do acordo, ainda por negociar, prevê a continuação da retirada israelita do território palestiniano, o desarmamento do Hamas, bem como a reconstrução e a futura governação do enclave.
As conversações não deverão ser fáceis, já que nas últimas semanas, as duas partes têm trocado acusações de violações do cessar-fogo e têm discutido sobre o encerramento por Israel da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, que tem dificultado a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.
Leia Também: Agência da ONU de apoio aos palestinianos pede mais fundos













