Coreia do Norte revela lançador de mísseis capaz de disparar ogivas nucleares
- 18/02/2026
Numa cerimónia hoje, Kim proferiu um discurso elogiando este novo sistema de lançamento múltiplo de mísseis de 600 mm como único no mundo.
Este equipamento militar é "apropriado para um ataque especial, ou seja, para cumprir uma missão estratégica", relatou a agência de notícias estatal KCNA, usando um eufemismo comum para designar a utilização nuclear.
O líder da Coreia do Norte sublinhou que esta nova arma se destinava a um uso "dissuasivo", afirmando que era invencível.
"Se esta arma for utilizada, ninguém pode esperar ter a proteção de Deus", afirmou, segundo a KCNA.
Responsáveis e peritos previram, quando Kim visitou, no mês passado, a fábrica que produz estes lançadores múltiplos de mísseis, que estes equipamentos podiam ser usados contra a Coreia do Sul, incluindo a sua capital, Seul, situada a menos de 50 quilómetros da linha de separação entre as duas coreias.
Os analistas consideram que esta inovação destina-se a aumentar as capacidades de ataques de precisão da Coreia do Norte, para desafiar tanto a Coreia do Sul como os Estados Unidos, e que a sua apresentação pode preceder testes antes de uma eventual exportação para a Rússia, com a qual a parceria se fortaleceu devido à guerra de Moscovo contra a Ucrânia.
Leia Também: Filha de Kim Jon-un poderá ter sucessão ameaçada... pela tia Yo Jong













