Coreia do Norte quer ambições nucleares do Japão impedidas "a todo o custo"

  • 21/12/2025

O comentário de Pyongyang, veiculado pela agência noticiosa oficial KCNA, foi suscitado por declarações do elemento da equipa da primeira-ministra do Japão, a nacionalista Sanae Takaichi, que contradizem a doutrina oficial de renúncia às armas nucleares.

 

"Penso que deveríamos possuir armas nucleares", afirmou o membro do gabinete de Takaichi em declarações divulgadas na quinta-feira pela agência japonesa Kyodo, que não o identificou, mas disse estar envolvido na definição da política de segurança.

"No final, só podemos contar com nós próprios", acrescentou o elemento do governo do Japão, um aliado dos Estados Unidos.

As declarações divulgadas pela Kyodo foram criticadas pela Coreia do Norte, que considerou que revelam a ambição do Japão de possuir armas nucleares.

Tal ambição "deve ser impedida a todo o custo, pois provocará uma grande catástrofe para a humanidade", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte num comunicado citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

"Não se trata de um lapso nem de uma afirmação temerária, mas reflete claramente a ambição de longa data do Japão de uma nuclearização", considerou.

Para Pyongyang, caso o Japão se dotasse de armas nucleares, "os países asiáticos sofreriam uma horrível catástrofe nuclear e a humanidade enfrentaria uma grande catástrofe".

O comunicado não menciona o próprio programa nuclear da Coreia do Norte, que realizou vários ensaios de bombas atómicas em violação das resoluções da ONU.

Pyongyang afirma que o seu arsenal nuclear é uma dissuasão necessária face ao que considera ser a ameaça militar dos Estados Unidos e aliados, como o Japão.

O Japão é o único país que sofreu ataques nucleares, quando os Estados Unidos lançaram duas bombas em Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Embora o membro do gabinete da primeira-ministra japonesa tivesse referido que estava a expressar uma opinião pessoal e que não discutira a questão com Takaichi, os comentários foram criticadas pela oposição.

O Partido Democrático Constitucional (PDC), a maior força da oposição, exigiu na sexta-feira a sua demissão.

"É extremamente grave que alguém com tais opiniões seja próximo da primeira-ministra", afirmou o líder do PDC, Yoshihiko Noda, citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Perante a polémica, o Governo japonês reafirmou que a postura antinuclear do país não se tinha alterado.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Toshimitsu Motegi, afirmou na sexta-feira que a missão de Tóquio era "liderar os esforços da comunidade internacional para alcançar um mundo livre de armas nucleares".

O porta-voz governamental, Minoru Kihara, também garantiu que o Japão mantém os conhecidos "três princípios não nucleares", que consistem em não produzir, não possuir e não permitir armas nucleares no país.

Estes princípios foram declarados em 1967 pelo então primeiro-ministro Eisaku Sato e posteriormente ratificados pelo parlamento, segundo a EFE.

No entanto, Kihara tinha admitido em novembro que o Partido Liberal Democrático (PLD), no poder, pretendia debater em 2026 uma possível revisão dos princípios sobre o nuclear, devido a uma mudança acelerada no ambiente de segurança.

O Japão perceciona, há vários anos, um ambiente de segurança mais complexo que considera ter-se agravado com a aproximação entre a Rússia e a Coreia do Norte, a principal ameaça regional.

Takaichi comprometeu-se recentemente a antecipar o objetivo do país de aumentar o gasto em defesa até 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

A polémica coincide ainda com a deterioração das relações entre Tóquio e Pequim, depois de Takaichi ter afirmado, em novembro, que um eventual ataque chinês contra Taiwan poderia justificar uma intervenção das Forças de Autodefesa do Japão.

Leia Também: Coreia do Sul lamenta agravamento da crise com a Coreia do Norte

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2907978/coreia-do-norte-quer-ambicoes-nucleares-do-japao-impedidas-a-todo-o-custo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes