Coreia do Norte pede reforço da "disciplina" em vésperas de congresso
- 08/01/2026
O apelo foi feito num editorial publicado pelo jornal estatal Rodong Sinmun, o maior diário do país, no qual se afirma que "os funcionários devem encarar o congresso com orgulho" por que "fruto do serviço dedicado ao povo norte-coreano".
As autoridades esclareceram que "grande serviço ao povo" implica "compreender corretamente os desejos e intenções do partido" e tornar-se um "verdadeiro apoiante do regime".
O pedido de maior dedicação e disciplina no trabalho surge numa altura em que a Coreia do Norte se prepara para o seu 9º Congresso do Partido, que visa formular um plano político a longo prazo abordando questões diplomáticas e económicas num contexto de crescentes tensões na região.
"O período que antecede o congresso é crucial, pois a lealdade ao partido e a inclinação revolucionária dos funcionários serão rigorosamente testadas", afirmam.
No seu último congresso, em 2021, o partido reafirmou o líder norte-coreano Kim Jong Un como secretário-geral, reinstaurando um cargo que tinha sido extinto em 2016.
Durante o evento, Kim reconheceu "o fracasso" das suas políticas económicas, lamentando que as metas estabelecidas para a altura não tivessem sido atingidas.
Um dia depois, defendeu a elevação das capacidades militares do país "a um nível muito mais elevado", argumentando que este "aumento defensivo" era necessário para "proteger a segurança do país" e proporcionar um "ambiente pacífico para a construção do socialismo".
Leia Também: Coreia do Norte denuncia captura de Maduro como "grave violação da soberania"













