Copenhaga fala em “paradoxo” nas ameaças dos EUA à Europa

  • 18/01/2026

"É preocupante que o presidente [norte-americano, Donald Trump] esteja a fazer estas declarações, uma vez que vários aliados europeus assumiram a tarefa que ele alegou ter sido negligenciada. É isso que torna a situação problemática e paradoxal", disse Lars Løkke Rasmussen, numa conferência de imprensa em Oslo com o seu homólogo norueguês, Espen Barth Eide.

 

Rasmussen expressou a sua gratidão pelo apoio "inequívoco" de toda a Europa à Dinamarca face às ameaças de Trump contra o território autónomo dinamarquês da Gronelândia, que reivindica alegando razões de segurança nacional.

Lembrou ainda a todos que a Dinamarca faz parte da União Europeia (UE) e que é a UE que deve responder de forma coordenada.

A Dinamarca está empenhada no diálogo iniciado há alguns dias em Washington, onde o Presidente dinamarquês e o seu homólogo da Gronelândia se reuniram com o vice-Presidente dos Estados Unidos, JD Vance, mas admite que é necessário explorar "outras vias".

Rasmussen descreveu a situação como "grave" e justificou: "A ordem mundial como a conhecemos e o futuro da NATO" estão em risco".

E insistiu na importância do compromisso contínuo com a Ucrânia, tema também discutido na reunião com Eide.

"É importante mantermos o foco em quem são os nossos inimigos", disse Rasmussen, mencionando o Presidente russo, Vladimir Putin.

Eide classificou as ameaças de Trump, que também afetam a Noruega, de "inaceitáveis" entre os aliados e reiterou o seu apoio à Dinamarca.

"A Noruega está ao lado do Reino da Dinamarca em todos os momentos e apoia a soberania da Dinamarca e da Gronelândia", declarou.

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, falou hoje por telefone com o seu homólogo alemão, Friedrich Merz, com o Presidente francês, Emmanuel Macron, e com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, de acordo com a sua página de Facebook.

"Este é um ataque à Gronelândia, ao direito internacional e à cooperação em que assenta toda a aliança ocidental", escreveu o vice-Presidente da Gronelândia, Múte B. Egede, na mesma rede social.

Os oito países europeus e da NATO que enviaram tropas para a Gronelândia manifestaram hoje a sua "total solidariedade" para com a Dinamarca em relação aos planos de anexação da Gronelândia e afirmaram que a operação militar "não representa uma ameaça para ninguém", depois de Trump ter ameaçado impor tarifas.

Leia Também: EUA dizem que Europa vai ceder e aceitar anexação da Gronelândia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2921633/copenhaga-fala-em-paradoxo-nas-ameacas-dos-eua-a-europa#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes