COP30? "Portugal contribuiu para aprovação de decisões essenciais"

  • 23/11/2025

"A COP30 permitiu dar passos concretos num contexto internacional particularmente difícil. Portugal contribuiu ativamente para que fossem aprovadas decisões essenciais --- do Mutirão aos indicadores globais de adaptação --- garantindo que o Acordo de Paris continua vivo, operativo e orientado para o limite de 1,5°C", declarou a ministra, segundo um comunicado divulgado pelo seu Ministério.

 

Maria da Graça Carvalho referiu que "Portugal foi um país de soluções, cooperação e ambição na COP30".

De acordo com o comunicado, Portugal saiu da COP30 "com resultados expressivos, uma presença cultural forte e um exemplo concreto de capacidade de cooperação e negociação".

"A Cimeira do Clima confirmou o compromisso nacional com a ação climática e reforçou a posição de Portugal como construtor de pontes --- na diplomacia, na ciência, no clima e na lusofonia", indicou o documento.

Segundo o comunicado, "importa destacar que, durante a cimeira de líderes, evento que antecedeu a COP30, Portugal, representado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, foi o primeiro país da União Europeia (UE) a anunciar um contributo financeiro para o Fundo Florestal, iniciativa criada pelo Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva".

De acordo com a nota, entre as várias decisões tomadas, o texto político central da COP30 reafirmou que a transição global para um desenvolvimento de baixas emissões é irreversível e que o Acordo de Paris "está a funcionar", ainda que seja necessário avançar "mais longe e mais rápido".

Além disso, foi lançado o Acelerador Global de Implementação -- que ajuda os países na sua adaptação à políticas de combate às alterações climáticas - e apelou-se a uma mobilização internacional reforçada para acelerar as NDCs [Contribuições Nacionalmente Determinadas] alinhadas com o limite de 1,5°C.

Na área da tecnologia, a COP30 aprovou o novo Technology Implementation Programe (TIP), alinhado com o Acordo de Paris e destinado a acelerar a transferência de tecnologia para apoiar a ambição de limitar o aquecimento global a 1,5°C. O programa contará com financiamento do GEF -- Global Environment Facility e do GCF -- Green Climate Fund e será operacionalizado até 2034.

Segundo o comunicado, a ministra Maria da Graça Carvalho teve aqui um papel decisivo, ao atuar como negociadora da União Europeia nesta matéria em representação dos 27 Estados-Membros, contribuindo diretamente para um acordo que reforça a cooperação internacional e a inovação climática.

Apesar das dificuldades negociais, os textos foram aprovados pelos 195 países presentes, garantindo avanços concretos e preservando a ambição mínima necessária para manter viva a trajetória de 1,5°C [para o aumento da temperatura média global acima dos níveis pré-industriais].

Para a ministra do Ambiente e Energia, "o Pavilhão de Portugal consolidou-se como um dos espaços mais vivos, procurados e reconhecidos da COP30. A cultura portuguesa, a ciência, as empresas e a lusofonia encontraram ali um ponto de encontro diário --- e, nos últimos dias, também um espaço de solidariedade, ao acolher as autoridades brasileiras durante o incêndio".

No penúltimo dia da COP30, o incêndio que atingiu a zona dos pavilhões, junto à representação portuguesa, levou à ativação de um plano de emergência pelas autoridades brasileiras. O pavilhão foi então requisitado pelas autoridades locais para funcionar como quartel-general operacional e como ponto de controlo de acesso à área afetada pelo incêndio.

Portugal colaborou plenamente, assegurando condições para o trabalho das equipas de proteção civil brasileiras e demonstrando, na prática, o espírito de solidariedade e responsabilidade que marcou toda a sua participação na COP30, segundo o comunicado.

Leia Também: COP30: Ecologistas e ambientalistas consideram acordo "dececionante"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2893238/cop30-portugal-contribuiu-para-aprovacao-de-decisoes-essenciais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes