Contexto "alterou-se". Governo atualiza orientações para gestão da dívida

  • 15/01/2026

No despacho publicado hoje em Diário da República, o Governo avança com uma proposta para a atualização das normas orientadoras para a gestão da dívida pública e das disponibilidades de tesouraria.

 

Para o executivo, "desde 2007, o contexto macroeconómico e financeiro alterou-se de forma profunda, assistindo-se, por exemplo, a transformações estruturais do sistema bancário, a avanços tecnológicos significativos, à introdução de novos métodos de avaliação de risco, à criação de novas regras orçamentais para a União Europeia e à revisão da estratégia de política monetária do Banco Central Europeu".

"Reconhecendo-se que a gestão integrada da carteira de dívida do Estado e das disponibilidades da tesouraria do Estado tem de ser concretizada utilizando-se as mais adequadas técnicas de gestão financeira e que se devem clarificar as opções e as orientações para essa gestão no atual contexto", passam a estabelecer-se novas normas orientadoras.

No âmbito de aplicação, passa a estar definido que "na gestão das disponibilidades de tesouraria, deverá ser privilegiada a diversificação das aplicações, mantendo a todo o momento um grau de liquidez necessário para garantir a cobertura das necessidades de tesouraria do Estado".

Existem alterações às restrições, como por exemplo à gestão, onde anteriormente nos instrumentos com taxa de juro indexada, só eram autorizados indexantes associados a taxas de juro ou à taxa de inflação, enquanto agora também se inclui associados à taxa de crescimento do PIB.

Quanto ao reporte de informação, além dos relatórios trimestrais, o IGCP terá de assegurar uma "monitorização contínua, informando a tutela sempre que sejam detetadas ou antecipadas potenciais violações dos limites estabelecidos, apresentando planos de ação preventivos e corretivos quando aplicável".

Estas orientações para a gestão das disponibilidades da tesouraria e da dívida direta do Estado entram hoje em vigor.

Leia Também: El Corte Inglés vai investir 650 milhões até 2027 (e remodelar lojas)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2919919/contexto-alterou-se-governo-atualiza-orientacoes-para-gestao-da-divida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes