Construção e manutenção de habitação por privados é modelo "virtuoso"

  • 23/12/2025

"No fundo, é uma Parceria Público-Privada [PPP]. O modelo ficou diabolizado, mas se é para resolver um problema social, é virtuoso", declarou o também antigo bastonário da Ordem dos Engenheiros em entrevista à Lusa.

 

Defendendo a necessidade de "um novo segmento", mais barato e acessível, para combater a crise da habitação em Portugal, a fundação já abordou a ideia com o Governo e vai agora "fazer um contacto direto com câmaras municipais das zonas com maior pressão habitacional", segundo o responsável.

"A entrada de promotores e construtores privados é uma boa solução, desde que sejam garantidos os terrenos e o retorno, ou uma garantia do retorno, dos valores investidos".

Essa garantia seria feita através, por exemplo, da pré-fixação do valor das rendas de acordo com as tipologias das habitações, até que, ao fim de alguns anos, a reversão das habitações para o Estado viesse a acontecer.

Quem construísse, assumiria também "a obrigação de conservação e manutenção" dos imóveis.

"Se não, degrada-se tudo, que é ao que temos assistido", afirma Mineiro Aires.

Se vier a ser adotada a industrialização da construção, do tipo modelar, o administrador executivo garante que é possível "entregar uma casa em 'open space' e, à medida que a família for crescendo, adotar soluções confortáveis para acompanhar a evolução".

"É uma resposta fácil, rápida, e temos exemplos ótimos de empresas que trabalham dessa maneira", designadamente na construção de residências para estudantes em Portugal e em Espanha.

Mineiro Aires garante que o problema da habitação é "uma questão social". Se não houver uma solução, "vamos ter um terramoto em Portugal porque os jovens não ganham para ter casa, para ter filhos, para pagar a educação".

"É um caso particularmente grave, não vai lá sem a intervenção dos privados e temos uma solução que pode ajudar", disse ainda.

A descida do IVA de 23% para 6% na construção de casas destinadas à venda por valores até 648.000 euros, ou ao arrendamento por até 2.300 euros mensais, "é uma reivindicação antiga, que todos defendem", mas "o controlo não é fácil e requer uma vigilância fiscal muito grande".

A medida "tira logo 17% ao valor das casas, mas é óbvio que essa margem de 17% há de ser comida numa qualquer comissão imobiliária", alerta, considerando que as comissões sobre a venda de imóveis são "um fator inflacionador do preço".

Inquirido sobre se 2.300 euros mensais são uma renda moderada, como afirma o Governo, Mineiro Aires responde que "não é solução. Eu próprio teria dificuldade em pagá-la...".

Criada em outubro, por três ordens profissionais e 14 empresas de construção, projetos e fiscalização, a Fundação da Construção quer "aprofundar o conhecimento da realidade portuguesa no setor", contribuir para o desenvolvimento do país, para a coesão territorial e para "o reforço e melhoria das instituições públicas no que concerne à tomada de decisão" sobre matérias relacionadas com a construção.

Leia Também: À espera do presente? Pai Natal já saiu da Lapónia (e há vídeo)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2908777/construcao-e-manutencao-de-habitacao-por-privados-e-modelo-virtuoso#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes