Conselho de Segurança da ONU reúne-se sobre situação no Irão

  • 15/01/2026

A reunião terá lugar a pedido dos Estados Unidos, acrescentou o porta-voz da presidência do Conselho, atualmente nas mãos da Somália.

 

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou com uma ação militar contra Teerão pela repressão dos protestos, iniciados no final de dezembro por comerciantes e setores económicos afetados pelo colapso da moeda iraniana e pela elevada inflação.

De acordo com fontes citadas pela emissora norte-americana NBC News, Trump disse aos conselheiros que deseja que qualquer ação militar contra o Irão seja um golpe "rápido e decisivo" para o regime, sem se arrastar durante semanas ou meses.

Trump defendeu que "se fizer alguma coisa, quer que seja decisiva", embora os conselheiros ainda não tenham garantido que o regime de Teerão colapsasse rapidamente após um possível ataque militar.

As mesmas fontes não identificadas indicaram que existe preocupação com a capacidade dos Estados Unidos se defenderem contra uma possível retaliação do Irão.

Teerão ameaçou realizar um ataque preventivo, alegando, sem apresentar provas, que Israel e os Estados Unidos orquestraram os protestos.

Trump disse na quarta-feira que foi informado "por fontes fidedignas" de que os planos de execuções de manifestantes no Irão foram interrompidos, apesar de o regime de Teerão sugerir o contrário. 

"Fomos informados de que as mortes no Irão estão a parar - pararam - estão a parar", disse Trump.  

"E não há qualquer plano para execuções, nem uma execução, nem execuções - isso foi-me informado por fontes fidedignas", adiantou.

A execução de um iraniano detido durante protestos, que organizações não-governamentais e Washington disseram que podia ocorrer na quarta-feira, foi adiada, anunciou um grupo de defesa dos direitos humanos, alertando que a vida do condenado continua em perigo.

A execução de Erfan Soltani, de 26 anos, foi adiada, adiantou a organização de defesa dos direitos humanos Hengaw, com sede na Noruega, que citou a família do jovem.

Antes, o chefe do poder judicial iraniano sugeriu que os manifestantes detidos nos protestos das últimas semanas no país serão sujeitos a julgamentos sumários e execuções, tratamento que o Presidente norte-americano ameaçou levar a retaliações.

Também na quarta-feira, o chefe da diplomacia iraniana enviou uma mensagem a Trump, instando-o a "não repetir o mesmo erro" de junho de 2015, quando atacou as instalações nucleares iranianas, e apelou a uma "solução diplomática".

Numa entrevista à emissora norte-americana Fox News, Abbas Araghchi garantiu que as autoridades têm o "controlo total" da situação.

"A partir de agora (...) reina a calma", acrescentou o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano.

Leia Também: Irão fecha espaço aéreo durante duas horas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2919696/conselho-de-seguranca-da-onu-reune-se-sobre-situacao-no-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes