Conselho de Paz estreia-se com mais de 20 países, diz Casa Branca

  • 18/02/2026

Donald Trump "vai dar início à reunião com um discurso e presidir formalmente ao início do encontro antes de partir para o estado da Geórgia", disse, em conferência de imprensa, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt.

 

A porta-voz da presidência norte-americana indicou que em breve será divulgada a lista oficial dos participantes do evento, que vai realizar-se no Instituto da Paz de Washington, recentemente rebatizado com o nome do chefe de Estado republicano.

"Sei que são mais de 20 países. Sei que há muito interesse", adiantou sobre o Conselho de Paz, que deverá abordar a situação na Faixa de Gaza.

Presidido de forma vitalícia por Trump, o organismo foi inicialmente apresentado como uma das peças-chave para supervisionar o plano de paz para a Faixa de Gaza, mas o tratado fundador da estrutura acabou por revelar um mandato muito mais vasto, ao propor-se a resolver conflitos armados em todo o mundo e ambicionando tornar-se uma organização alternativa às Nações Unidas.

Trump lançou o Conselho de Paz no Fórum Económico Mundial de Davos, em janeiro, e cerca de 20 países, todos aliados de Washington, assinaram a carta fundadora.

Para ter um lugar permanente na organização o preço a pagar é de mil milhões de dólares (cerca de 854 mil milhões de euros), o que tem suscitado críticas de que a organização poderá tornar-se uma versão paga do Conselho de Segurança da ONU.

Dias antes da reunião inaugural em Washington, Trump divulgou que os Estados-membros vão destinar cinco mil milhões de dólares (cerca de 4,2 mil milhões de euros) para a reconstrução da Faixa de Gaza.

Entre os países representados em Washington constam Israel, Argentina, Arábia Saudita e Egito.

Apenas um país da União Europeia -- Hungria -- é membro oficial do Conselho.

Portugal, também convidado a aderir, reconhece que o organismo "é perfeitamente enquadrável" sob uma condição: cingir-se ao conflito israelo-palestiniano.

Leia Também: Estados Unidos instam Cuba a adotar "mudanças drásticas muito em breve"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2941508/conselho-de-paz-estreia-se-com-mais-de-20-paises-diz-casa-branca#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes