Condução autónoma nos Tesla só por subscrição a partir de fevereiro
- 14/01/2026
Já no próximo mês, a condução autónoma total (FSD, de 'full self-driving) dos Tesla só vai passar a estar disponível por subscrição. O recurso deixará de ser vendido de forma vitalícia, segundo Elon Musk.
Na rede social X - da qual também é proprietário, o homem forte do construtor de carros elétricos anunciou: "A Tesla vai parar de vender a FSD depois de 14 de fevereiro. Depois disso, a FSD só estará disponível por subscrição mensal".
Em Portugal, quem quiser comprar a condução autónoma dos Tesla tem de pagar 7.500 euros e não há opções de subscrição por um certo período. O pacote, vitalício, inclui capacidades como detetar e respeitar semáforos e sinais STOP, condução assistida iniciada pelo condutor em autoestrada, assistências de mudanças de faixa e de ultrapassagens, estacionamento automático, cruise control e direção automática, entre outros recursos. E poderá ser atualizado com futuras valências.
Apesar das capacidades autónomas, o sistema requer a atenção constante do condutor, chamando-o a intervir sempre que o contexto o exija. É comercializado como 'FSD supervisionada', uma vez que as funcionalidades só não precisam de supervisão humana nos circuitos internos da Tesla.
Por outro lado, nos Estados Unidos da América, já existe a modalidade por subscrição, com periodicidade mensal (99 dólares, cerca de 85 euros à taxa de câmbio atual) ou anual (999 dólares, algo como 858 euros). Naquele país, também é possível comprar a condução autónoma total de forma vitalícia para um Tesla, por 8.000 dólares (equivalente a mais de 6.865 euros).
Atualmente, diferentes mercados têm diferentes opções de comercialização. A nota de Elon Musk não deixa claro se as alterações vão afetar ou não todas as geografias.
Tesla will stop selling FSD after Feb 14.
— Elon Musk (@elonmusk) January 14, 2026
FSD will only be available as a monthly subscription thereafter.














