"Condenado no Football Leaks". Rui Pinto impedido de entrar no Japão
- 14/01/2026
Rui Pinto terá sido, esta quarta-feira, impedido de entrar no Japão. Na rede social X, deixou uma mensagem onde relata o sucedido e adianta que tal ocorreu por "ter sido condenado em Portugal no processo Football Leaks". Lamentou também não ter sido "esclarecido atempadamente" sobre os "entraves".
"Aterrei hoje em Tóquio e não me foi permitida a entrada em território japonês pelo facto de eu ter sido condenado em Portugal, no processo Football Leaks, a uma pena de prisão superior a 1 ano, ainda que suspensa", começou por escrever.
Na mesma mensagem, Rui Pinto lamentou "que nem a Embaixada do Japão em Lisboa, nem os serviços de imigração de Tóquio" o "tenham esclarecido atempadamente sobre a existência de entraves à minha entrada no Japão".
Isto, nas palavras do próprio, "apesar de os ter contactado previamente".
"Tal teria evitado esta inútil viagem e o desconforto de toda esta situação!", terminou.
Aterrei hoje em Tóquio e não me foi permitida a entrada em território Japonês, pelo facto de eu ter sido condenado em Portugal no processo "Football Leaks", a uma pena de prisão superior a 1 ano, ainda que suspensa. Lamento que nem a Embaixada do Japão em Lisboa, nem os serviços…
— Rui Pinto (@RuiPinto_FL) January 14, 2026
De recordar que, em setembro de 2023, Rui Pinto foi condenado no caso Football Leaks, pelo Juízo Central Criminal de Lisboa, a quatro anos de prisão com pena suspensa, por crimes de extorsão na forma tentada, violação de correspondência agravada e acesso ilegítimo.
O pirata informático foi, contudo, absolvido do crime de sabotagem informática por falta de provas, além de ter sido perdoado de 68 crimes de acesso indevido e de 11 crimes de violação de correspondência pela lei da amnistia, imposta pela visita do Papa Francisco a Portugal.
Leia Também: IA coloca português nos 10 melhores treinadores de sempre do Championship














