Comparticipação do Estado a nutrição entérica quase duplica

  • 01/02/2026

Estas pessoas "vão passar a ter um acesso mais facilitado à nutrição entérica", com dispensa nas farmácias comunitárias e uma maior comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), afirma a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) em comunicado.

 

Em Portugal estima-se que haja cerca de 115 mil doentes em risco nutricional ou malnutridos que necessitam de suporte alimentar com recurso a nutrição clínica, segundo dados da Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP).

Até agora, as fórmulas entéricas e modulares prescritas nos estabelecimentos e serviços do SNS tinham uma comparticipação de 37%, que a partir de hoje sobe hoje para quase o dobro (69%).

A dispensa destas formulações é feita apenas nas farmácias comunitárias e só podem ser prescritas por médicos especialistas das áreas de oncologia médica, medicina interna, endocrinologia-nutrição, gastroenterologia e pediatria, sublinha o Infarmed.

Há cerca de dois anos, 19 associações de doentes lançaram uma petição pública exigindo a comparticipação a 100% destas formulações para garantir o acesso às pessoas com risco nutricional e malnutridas.

Nessa altura, estas formulações não eram comparticipadas e, segundo a APNEP, haveria doentes a gastar cerca de 300 euros mensais e muitos outros sem capacidade para pagar este tipo de alimentação.

Segundo as associações, o impacto da malnutrição pode significar um risco aumentado de mais 19,3% de complicações no internamento, o prolongamento do tempo de internamento hospitalar em cerca de 30% e uma taxa de mortalidade global 12 vezes superior, comparativamente com as pessoas adequadamente nutridas.

Em março do ano passado, o Ministério da Saúde publicou uma portaria determinando que a comparticipação do Estado seria de 37% do seu preço, subindo este ano para os 69% e, em 2027, para os 90%.

A lista das formulações de nutrição entérica comparticipadas, assim como toda a informação adicional sobre este regime pode ser consultada no site do Infarmed em "Comparticipação de Dispositivos Médicos" -- "Formulações para a Nutrição Entérica", acrescenta agora o Infarmed.

Leia Também: Genéricos, essenciais e nacionais: Infarmed autorizou 928 novos fármacos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2930296/comparticipacao-do-estado-a-nutricao-enterica-quase-duplica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes