Como prevenir gripes e constipações no inverno? A DGS deixa recomendações
- 12/12/2025
"Com o aproximar do inverno, chegam também as gripes e constipações, e existem cuidados e recomendações essenciais que fazem a diferença para a sua saúde." A Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou, esta semana, nas redes sociais algumas 'dicas' que os portugueses devem seguir. Fique a par.
"Como prevenir gripes e constipações no inverno?" Em primeiro lugar, adianta a DGS, é fundamental "espirrar ou tossir para o braço (e não para a mão, que é uma fonte de transmissão)". Deve-se, ainda, "lavar as mãos frequentemente".
Com o mesmo objetivo, outras das recomendações vão no sentido de "evitar ambientes fechados e pouco ventilados" e "beber água e bebidas quentes mesmo sem sede".
Também no que à alimentação diz respeito há medidas que deve tomar. A Direção-Geral da Saúde aconselha a que "aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e antioxidantes (como frutas e hortícolas)", uma vez que "contribuem para minimizar o aparecimento de infeções".
️️Com o aproximar do inverno, chegam também as gripes e constipações, e existem cuidados e recomendações essenciais que fazem a diferença.
— DGS (@DGSaude) December 10, 2025
Esteja atento aos 𝘀𝗶𝗻𝘁𝗼𝗺𝗮𝘀 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗶𝗿𝗮𝘁ó𝗿𝗶𝗼𝘀 como febre ou tosse, ligando para o 𝗦𝗡𝗦 𝟮𝟰: 𝟴𝟬𝟴 𝟮𝟰 𝟮𝟰 𝟮𝟰.#DGS pic.twitter.com/HvVlCViUq3
De recordar que Portugal registou um aumento de infeções respiratórias graves, sobretudo nos maiores de 65 anos, e excesso de mortalidade na região Norte em pessoas de 75 a 84 anos, revelam dados do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).
Segundo o Boletim de vigilância epidemiológica da gripe e outros vírus respiratórios do INSA, na semana de 1 a 7 dezembro, registou-se uma atividade gripal epidémica com tendência crescente.
A Rede Portuguesa de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe e Outros Vírus Respiratórios detetou, na semana passada, 1.164 casos positivos para o vírus da gripe, dos quais 1.163 do tipo A e 1 do tipo B.
Leia Também: Vacinas contra gripe e hepatite A entre medicamentos proibidos para exportação














