Como parar de pensar (demasiado) em determinadas coisas? Há um truque
- 05/01/2026
Se por um lado há quem pense pouco antes de falar, por outro há quem pense a um ritmo, de tal modo alucinante, que acaba por não chegar a verbalizar esses pensamentos. A este fenómeno, profissionais de psicologia chamam de overthinking.
Pensar é necessário, mas passa a ser "um hábito negativo quando acontece em loop", refere a Carrie Howard ao Shape.
A psicóloga revela que "qualquer um pode cair nessa espiral de pensamentos, mas "algumas pessoas estão mais propensas do que outras a pensarem em excesso".
Nestas situações, a psicóloga Carolyn Rubenstein conta à mesma fonte que é provável que perca a capacidade de pensar em qualquer outra coisa ou consiga relaxar. Este fenómeno pode resultar numa "exaustão mental, preocupações excessivas e ansiedade constante", acrescenta. Noutros casos, podem ser estas patologias a provocar o excesso de pensamentos e a desviar o cérebro para a procrastinação.
Causas comuns do excesso de pensamentos
O excesso de pensamentos nem sempre é um reflexo de um "excesso de problemas", de acordo com estes especialistas. Por vezes, pode ser só uma má gestão racional dos acontecimentos do dia a dia. No entanto, há algumas situações que destacam e que podem gerar overthinking.
Ansiedade: Quando está num estado de ansiedade elevado, é "mais provável que comece a pensar em demasia, o que pode alimentar ainda mais a ansiedade, criando um circulo vicioso".
Leia Também: Lista de alimentos que estão a aumentar (secretamente) a sua ansiedade
Necessidade de controlo: Para as pessoas que precisam de sentir que "têm tudo controlado", mesmo quando algo não depende delas, pensar em cenários e possíveis consequências inesperadas acaba por ser uma constante, visto que tentam antever o que pode acontecer para saberem como agir.
Perfecionistas: Pessoas excessivamente perfecionistas acabam "por criar padrões irreais" e acabam por ficar a reviver situações em que "acham que ficaram aquém de determinadas expectativas", gerando frustração.
Como parar de pensar em demasia
Aplique estes métodos sugeridos por estes especialistas para mudar o rumo dos seus pensamentos.
Técnicas de atenção plena
Estratégias de mindfulness, como meditação, podem ajudar a superar um episódio de excesso de pensamentos. "A meditação regular é um método baseado em evidências para ajudar a limpar a mente, eliminando pensamentos negativos ao direcionar a atenção para dentro", descreve o especialista Rubenstein.
Aplique a técnica de mindfulness "conhecida como grounding 5, 4, 3, 2, 1," que ativa os cinco sentidos para remover pensamentos negativos. Para experimentar, comece por identificar: cinco coisas à sua volta que consiga ver; quatro em que consiga tocar e sentir as diferentes texturas; três que consiga ouvir; duas que consiga sentir (por exemplo, creme das mãos) e uma coisa que você consiga saborear, por exemplo, alguma bebida doce ou gomas ácidas.
Distraia-se
Apesar de parecer simples, pode desviar a atenção para outra coisa pode retirar a mente de pensamentos excessivos. "Faça uma caminhada pelo bairro e foque-se nas casas, pássaros, árvores, flores e paisagens", recomenda Rubenstein. Outras sugestões destes especialistas passam por: ler um livro, ligar a um amigo, exercitar-se ou qualquer coisa que goste".
Não é saudável ficar assoberbado de pensamentos. "Estar constantemente preocupado com situações hipotéticas e negativas afeta a capacidade do cérebro" refere Rubenstein. Esse desequilíbrio pode chegar a afetar a capacidade do cérebro de regular emoções, sentimentos e a memória. Se esses pensamentos persistirem, o ideal é procurar ajuda psicológica.














