Como limpar os sapatos de camurça (e evitar que fiquem manchados)
- 09/12/2025
O calçado de camurça é um clássico, seja em sapatos, botas ou mesmo ténis. Contudo, tem um senão: é difícil de limpar.
Mas não desespere. Um artigo da Vogue Brasil revela quais as formas corretas de limpar os seus sapatos se camurça sem os danificar. Fique a par.
Limpe a maior sujidade com uma escova
Se por acaso pisou numa poça de água - algo muito fácil de acontecer em dias de chuva como os de hoje - antes de qualquer coisa, deixe os sapatos secar (pois se os tentar limpar é pior).
Assim que estiverem secos, retire a sujidade superficial. Para isso é recomendado que use uma escova própria para camurça. Se não tiver, uma escova de dentes cumpre o mesmo papel. Procure seguir a textura da camurça com uma leve pressão.
Use uma borracha para manchas difíceis
Um outro truque para remover manchas difíceis é usar borracha de apagar lápis. Faça uma leve pressão para tirar a sujidade, mas não demasiada para não danificar o tecido.
Recorra ao vinagre branco ou álcool isopropílico
A composição ácida do vinagre branco é útil na hora de remover as manchas. O álcool isopropílico (à venda em lojas de bricolagem) também tem os mesmos efeitos.
Basta aplicar um ou outro numa toalha ou pano de flanela e limpar a mancha. Não se assuste se o material ficar mais escuro, é normal, voltará ao normal quando secar.
Bicarbonato de sódio, amido de milho ou sabonete líquido também servem!
O bicarbonato de sódio, o amido de milho e sabonete líquido podem ser muito úteis para tirar manchas de óleo ou graxa.
Se optar pelo bicarbonato ou amido, faça um pequeno teste num local discreto do sapato. Se perceber que reagiu bem, então cubra totalmente a mancha de graxa ou óleo e deixe atuar a noite toda. Depois é só retirar o excesso com uma escova de limpeza.
Para manchas mais antigas, opte pelo sabão em pó. Mas atenção, não molhe os sapatos - a camurça não reage bem ao excesso de água. Coloque sobre a mancha e deixe atuar por 10/15 minutos antes de limpar cuidadosamente com um pano húmido.
Recorra à água, mas com moderação
Mesmo sabendo que a camurça não se dá bem com a água, poderá abrir uma exceção em relação às manchas de… água.
Com a ajuda de uma embalagem própria borrife a superfície do sapato. De seguida passe a escova na zona da mancha e retire o excesso e água com um pano de microfibra. Deixe a secar num local arejado.
Aposte num spray de proteção
Diz o ditado que é melhor prevenir do que remediar, por isso, quando comprar uns sapatos de camurça aposte num spray impermeabilizante para evitar danos em dias de chuva.














