Como limpar as manchas de calcário da sanita de forma barata e natural
- 26/01/2026
Quando não limpa corretamente, a sanita pode acumular manchas e resíduos de calcário difíceis de tirar. Segundo o website Martha Stewart, há truques eficazes para retirar estas nódoas com um produto simples e barato.
Porque é que as sanitas ficam manchadas?
As manchas de água acastanhadas formam-se a partir dos minerais naturais que se agarram às superfícies de porcelana, como as da sanita. Estes depósitos minerais, causados pelo cálcio, calcário e ferro, podem ser muito difíceis de remover. É por isso importante que se mantenha uma rotina, de maneira a evitar resíduos a longo prazo.
A solução de Martha Stewart para as manchas de calcário na sanita
A maioria dos produtos de limpeza à venda nos supermercados usam fórmulas à base de cloro. Mesmo funcionando, estas solução apresentam desvantagens, como odores muito fortes ou preocupações ambientais.
A solução de Martha Stewart privilegia um produtos de limpeza natural: o vinagre de limpeza.
Saiba como usá-lo através dos seguintes passos:
1. Aplique meia chávena vinagre de limpeza na sanita direcionando para as laterais e partes manchadas;
2. Para manchas leves alguns minutos costumam ser suficientes. Contudo, para manchas mais profundas é preciso ter mais paciência e deixar o vinagre até uma hora, de maneira a amolecer os depósitos mais resistentes;
3. Enquanto espera que o vinagre atue, vá limpando a parte de fora da sanita. Basta borrifar com partes iguais de vinagre e água e limpar com um pano de microfibra ou esponja;
4. Depois do vinagre agir, esfregue o interior com um piaçaba. Irá perceber que as manchas saem com facilidade e sem grande esforço. Depois de limpo é só puxar o autoclismo.
É importante incluir este truque à sua rotina de limpeza semana de maneira a impedir que os resíduos se voltem a acumular e a manchar a sanita.
Erros comuns a evitar na limpeza da sanita
Por vezes, o melhor truque contra a sujidade é a consistência em vez de produtos agressivos.
Há ainda erros a evitar. Ora veja:
1. Utilização de ferramentas abrasivas como a pedra-pomes ou esfregão de arame. Estas poderão danificar a porcelana, aumentando a aderência a manchas futuras:
2. Nunca misture vinagre de limpeza com lixívia ou produtos à base de amoníaco. Isto pode dar origem a vapores perigosos e reações químicas.
3. Não deixe passar demasiado tempo entre as limpezas, pois a sujidade pode ficar encrustada.














