Como demolhar bacalhau na perfeição? Chef Vítor Sobral explica tudo
- 19/12/2025
A corrida ao bacalhau para a mesa do Natal faz-se por esta altura do ano. Quem opta por comprar salgado, da forma mais tradicional, tem de passar pelo processo da demolha para o conseguir cozinhar. Sabe como demolhar o bacalhau na perfeição? O chef Vítor Sobral explica tudo.
Em 2012, publicou um livro com várias sugestões de bacalhau, “As Minhas Receitas de Bacalhau”, por isso, quem melhor do que o chef para nos esclarecer sobre todos os processos de forma a conseguir demolhar bem o bacalhau?
Demolhar o bacalhau: A pele e a água
Depois de compraro bacalhau e de o trazer para casa, o primeiro ponto a ter em conta é a pele. Será melhor deixá-la para cima ou para baixo? Segundo o chef Vítor Sobral, o ideal é que seja para cima.
Outro dos pontos é perceber que as diferentes partes do bacalhau podem ter tempos de demolha distintos. “As pontas e o rabo têm um tempo de demolha, o resto tem outro. A espessura da barriga do bacalhau é uma coisa, a espessura do lombo do bacalhau é outra. Nós não podemos esquecer que o bacalhau é aberto, é escalado, e a parte da barriga é no fundo a parte mais fina. Então, essa parte precisa de menos tempo de molho do que o resto”, revela o chef ao Lifestyle ao Minuto.
Leia Também: Mais uma receita do peixe do momento: Tomatada de bacalhau
Pode também colocar todas as partes no mesmo recipiente. Ao colocar as mais finas em cima poderá acabar por ser mais fácil de retirar quando já estiverem prontas. O chef revela que a demolha deve sempre ser feita no frigorífico, com água fria da corrente ou água que esteja até já no frio.
“A água tem de estar fria. O ideal da demolha do bacalhau é sempre ou com água corrente ou com água que esteja no frigorífico. Se for até água de um poço ou de um rio é melhor porque não tem tratamento.”
Quantos dias demora a demolhar o bacalhau?
Dependendo do tamanho das postas, a demolha pode durar até quatro dias para um bacalhau mais alto. A água deve ser trocada duas a três vezes por dia. “Normalmente quando um bacalhau tem as postas mais finas, dois dias, dois dias e meio é suficiente. Quando as postas são altas, já precisa de três a quatro dias.”
Pode acontecer esquecer-se de trocar a água num dos dias. Neste caso, o que fazer? “Não é problemático, pode é demorar mais tempo a perder o sal.” Desta forma, o sal continua na água e pode, mais uma vez, ficar no peixe ao não fazer a devida troca.
Por vezes, na cozinha quer-se muito o reaproveitamento. Neste caso, a água cheia de sal é mesmo para descartar. “Esta água não pode ser aproveitada. É uma água salgada, uma água cheia de sal. Pode ser deixada ao mar que não faz mal aos peixinhos.” Colocá-la em plantas para regar é algo a evitar também. “A planta pode não gostar muito.”
Como saber se o bacalhau já está demolhado?
Para saber se o bacalhau já está demolhado é simples: basta provar um pouco do peixe. “É fácil de perceber. Na minha opinião, acho que o bacalhau tem de saber sempre um bocadinho a sal, para não ficar demasiado deslavado.”
Um dos grandes erros que se fazem está na demolha em excesso, o que acaba por deixar o bacalhau sem gosto. “Ao demolhar demais depois perde o sabor do bacalhau e tem de juntar sal, não faz sentido.” Desta forma, convém perceber se já existem partes do bacalhau que já estão prontas para retirar da demolha, como as mais finas, de forma a evitar este erro.














