Como a F1 pode chegar à última ronda com empate a 3 na luta pelo título
- 26/11/2025
No próximo fim de semana realiza-se o GP do Qatar de Fórmula 1. É a penúltima ronda da época, havendo vários cenários possíveis. Lando Norris tem a hipótese de se sagrar campeão, mas também pode ser ultrapassado pelos dois rivais diretos ou até ficar empatado com ambos à entrada da última etapa da época.
Ao fazer as contas dos cenários da luta pelo título na prova de Doha - que tem corrida Sprint e, por isso, um total 33 pontos por atribuir - o Auto ao Minuto constatou que é possível chegar-se a um empate total entre os três candidatos ao título.
Uma das situações que pode levar a esse empate (mas não a única) é Norris (McLaren) somar apenas um ponto no fim de semana do Qatar - no conjunto da corrida Sprint e da corrida principal.
Por outro lado, neste hipotético cenário, Oscar Piastri (McLaren) e Max Verstappen (Red Bull) teriam de amealhar, cada um, 25 pontos. Ou seja, um teria de vencer a corrida principal sem pontuar a Sprint e outro teria de ganhar a corrida Sprint e acabar a corrida principal em segundo.
Se Piastri e Verstappen fizessem, cada um, 26 pontos (vitória na corrida principal e oitavo lugar na Sprint ou segundo lugar na corrida principal e vitória na Sprint), então Norris teria de sair de Doha com apenas mais dois pontos do que aqueles que tem atualmente para se chegar a três pilotos empatados na dianteira do campeonato à entrada do GP de Abu Dhabi.
Também é possível um empate a dois
As contas ditam, também, que o GP do Qatar pode acabar com um empate no topo do campeonato entre Norris e um dos seus dois perseguidores.
Há algumas maneiras de isso acontecer, mas vamos dar os exemplos mais "extremos". Um passa pelo britânico sair a zeros desta etapa do Mundial e Verstappen ou Piastri somarem exatos 24 pontos (segundo lugar na corrida principal e terceiro na Sprint). O outro dos perseguidores só poderia alcançar até 23 pontos para que o campeonato chegasse a Abu Dhabi com dois pilotos empatados na frente.
Já numa situação em que Piastri ou Verstappen ganhem as duas corridas de Doha e assim amealhem os 33 pontos disponíveis, haverá empate a dois no fim do GP do Qatar se Norris somar exatamente nove pontos: um segundo lugar na corrida Sprint e nono na corrida principal; sexto na corrida principal e oitavo na Sprint; sétimo na corrida principal e sexto na Sprint.
Norris pode ser campeão, mas também pode ser ultrapassado
O GP do Qatar pode acabar não só com empates na dianteira da classificação, como também com Lando Norris a sagrar-se campeão ou até a ser ultrapassado.
O britânico tem de acrescentar dois pontos à vantagem atual para celebrar o título já no domingo e só depende de si para o conseguir - com duas vitórias, não precisa de fazer quaisquer contas aos resultados dos adversários.
Mas, com 33 pontos em jogo e 24 de diferença, Lando Norris também está sujeito a ser ultrapassado por Piastri, Verstappen ou ambos. A margem de erro do líder do campeonato é, por isso, curta.
Leia Também: Norris e Piastri desclassificados em Las Vegas. Mundial de F1 'em chamas'














