Comissão Política Nacional do PS reúne-se hoje após vitória de Seguro

  • 10/02/2026

A reunião deste órgão está marcada para a noite de hoje, na sede do PS, em Lisboa, estando previstas declarações aos jornalistas do secretário-geral socialista, José Luís Carneiro, antes do início do encontro.

 

Além de analisar os resultados das presidenciais de domingo, nas quais o PS apoiou formalmente a candidatura de Seguro, os dirigentes socialistas vão ainda debater a situação política nacional.

Para a noite da segunda volta das presidenciais, o líder do PS convocou o Secretariado Nacional do PS - tal como tinha feito na primeira volta - e, em declarações no final, considerou que a vitória de Seguro é o triunfo de um amplo campo democrático, dos valores constitucionais e de "um socialista de sempre", mas que será "Presidente de todos os portugueses".

Depois, já à chegada ao quartel-general de Seguro, que voltou a ser no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, distrito de Leiria, Carneiro rejeitou que o resultado do ex-líder do PS seja uma "balão de oxigénio" para o partido, afirmando que estão em causa planos diferentes.

José Luís Carneiro, que esteve menos de uma hora no CCC e não ficou para o discurso de Seguro,  explicou porque é que marcou presença na noite de domingo nas Caldas da Rainha, ao contrário do que fez na primeira volta: "Decidimos os dois não vir há três semanas e decidimos hoje os dois vir para dar um abraço, um abraço a um grande amigo de há muito tempo".

No seu discurso de vitória, o Presidente da República eleito defendeu que "a vida do PS é com o líder do PS" e assegurou que manterá a sua independência no Palácio de Belém, tratando todos os partidos "por igual".

Depois do fim do mandato de Jorge Sampaio, em 2006, a vitória de Seguro fará com que o PS volte a ter um Presidente da República da sua área em Belém 20 anos depois.

António José Seguro tornou-se no domingo no Presidente da República eleito com o maior número de votos expressos em 50 anos de democracia, ao superar os 3.459.521 de Mário Soares no sufrágio de 1991.

Na segunda volta das eleições presidenciais de hoje, o antigo secretário-geral do Partido Socialista chegou aos 3.482.481 de votos quando ainda faltam apurar 20 freguesias - com eleições adiadas para a semana devido ao mau tempo - e sete consulados, de acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna. 

Até hoje, Mário Soares, na sua reeleição em 1991, tinha sido o Presidente da República eleito com maior número de votos (3.459.521 em mais de oito milhões de eleitores) e maior percentagem (70,35%).

O PS aprovou recentemente o seu calendário eleitoral interno, sendo José Luís Carneiro recandidato ao cargo de líder do partido.

A Comissão Nacional do PS aprovou, em 24 de janeiro, o agendamento das eleições diretas para o cargo de secretário-geral para 13 e 14 de março e o XXV Congresso Nacional para 27, 28 e 29 de março, em Viseu.

Leia Também: "Aqueles que o acusaram de poucochinho tiveram de enfiar a viola no saco"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2936447/comissao-politica-nacional-do-ps-reune-se-hoje-apos-vitoria-de-seguro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes