Comissão para reforçar independência de reguladores apresentará relatório

  • 22/12/2025

A Comissão para o Reforço da Independência das Entidades Reguladoras é criada através de um despacho dos ministros da Presidência, Economia, Reforma do Estado e secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, tendo como presidente Jorge Vasconcelos, antigo presidente Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e atual administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian.

 

O grupo é incumbido pelo Governo de Luís Montenegro de fazer "uma avaliação profunda e abrangente da temática relativa à independência das entidades reguladoras".

Os trabalhos a realizar pretendem concretizar quatro objetivos: reforçar a independência dos membros do conselho de administração, "designadamente quanto ao modelo de designação", rever o regime orçamental e financeiro das entidades, garantir "a uniformidade e especialização no controlo jurisdicional das entidades reguladoras", designadamente quanto ao regime contraordenacional e a intervenção do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão, e promover "meios de divulgação e participação informada dos cidadãos na defesa da concorrência com vista à defesa dos seus direitos", lê-se no despacho.

O documento prevê que a comissão cumpra três passos intermédios antes de apresentar o relatório final, até 06 de maio de 2026, aos ministros das Finanças, Presidência, Economia e Reforma do Estado.

Até 28 de fevereiro de 2026, a comissão terá de elaborar um documento "contendo as linhas gerais das medidas de reforço para a independência das entidades reguladoras", prevê o despacho.

Passado um mês, até 31 de março de 2026, terá de apresentar um "um relatório preliminar".

De 01 a 15 de abril de 2026, abre "um período para consulta e discussão das medidas" propostas, para permitir que as entidades interessadas apresentem contributos.

Além de Jorge Vasconcelos, a comissão é composta por Ana Lourenço (professora na Católica Porto Business School), João Calvão da Silva (vice-reitor da Universidade de Coimbra), Margarida Matos Rosa (ex-presidente da Autoridade da Concorrência), Tiago Duarte (constitucionalista), bem como por um representante do gabinete do ministro da Presidência, outro do gabinete do ministro da Economia e da Coesão Territorial, outro do gabinete do ministro Adjunto e da Reforma do Estado, e outro do gabinete do Secretário de Estado do Tesouro e das Finanças.

O Governo tem cinco dias úteis para indicar os representantes dos gabinetes após a publicação do despacho, "data em que a Comissão para o Reforço da Independência das Entidades Reguladoras inicia funções", prevê-se no mesmo documento.

Leia Também: Ministro da Educação quer explicações da RTP. Ataque "cobarde e vil"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2908382/comissao-para-reforcar-independencia-de-reguladores-apresentara-relatorio#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes