Comissão Europeia condena sanções dos EUA contra cinco europeus

  • 24/12/2025

A Comissão defendeu, num comunicado, o direito soberano de regular as atividades digitais no seu mercado. A Comissão solicitou ainda esclarecimentos às autoridades norte-americanas sobre as medidas, disse um porta-voz da instituição à agência de notícias EFE.

 

"Se necessário, responderemos de forma rápida e decisiva para defender a nossa autonomia regulatória contra medidas injustificadas", afirmou o porta-voz.

A Comissão Europeia enfatizou que a liberdade de expressão é "um direito fundamental na Europa e um valor essencial partilhado com os Estados Unidos", reiterando que a União Europeia (UE) é um mercado aberto, baseado em regras, com o direito soberano de regular a atividade económica de acordo com os seus valores democráticos e compromissos internacionais.

"As nossas regras digitais garantem condições de concorrência seguras, justas e equitativas para todas as empresas, aplicadas de forma justa e sem discriminação", afirmou.

Por sua vez, o comissário europeu para o Mercado Interno, o francês Stéphane Séjourné, afirmou que "nenhuma sanção fará calar a soberania dos povos europeus" e manifestou a sua "total solidariedade" para com os sancionados.

"O meu antecessor, Thierry Breton, agiu no interesse geral da Europa, fiel ao mandato conferido pelos eleitores em 2019", declarou o comissário francês na rede social X.

O Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, proibiu a entrada no país de cinco cidadãos europeus, acusando-os de "coagir" as plataformas de redes sociais a censurar vozes norte-americanas, anunciou na terça-feira o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.

O ex-comissário europeu Thierry Breton (2019- 2024) defendeu, assim como os outros visados por estas restrições, uma regulamentação para limitar a desinformação em plataformas sociais como a X, Meta e TikTok.

Foram também sancionados o ativista britânico Imran Ahmed, diretor executivo do Centro de Combate ao Ódio Digital (CCDH), uma organização dedicada ao combate ao ódio e à desinformação na internet, assim como as diretoras da organização alemã Hate Aid, Anna-Lena von Hodenberg e Josephine Ballon, anunciaram as próprias.

De acordo com o Governo dos EUA, os sancionados "lideraram os esforços organizados para coagir as plataformas dos Estados Unidos a censurar, desmonetizar e suprimir opiniões norte-americanas com as quais discordam".

Leia Também: Paris condena sanções sobre europeus que regulamentam setor tecnológico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909388/comissao-europeia-condena-sancoes-dos-eua-contra-cinco-europeus#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes