Comércio entre Brasil e China cresce para valor recorde em 2025

  • 14/01/2026

A China manteve-se como o principal parceiro comercial do Brasil, superando com larga vantagem os Estados Unidos, com quem o comércio bilateral somou 83 mil milhões de dólares (71 mil milhões de euros) no mesmo período.

 

De acordo com o CEBC, o excedente comercial brasileiro com a China foi de 29,1 mil milhões de dólares (25 mil milhões de euros), o equivalente a 43% de todo o saldo positivo do país com o mundo.

O crescimento das exportações brasileiras foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário e extrativo. Só a venda de petróleo bruto para a China atingiu o valor de 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros), com um volume recorde de 44 milhões de toneladas -- representando 45% de todo o petróleo exportado pelo Brasil.

As exportações de soja somaram 34,5 mil milhões de dólares (29,6 mil milhões de euros), enquanto as de carne bovina cresceram quase 48%, chegando a 8,8 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros), também um recorde. Em contraste, as vendas de carne de frango e suína caíram 53% e 36%, respetivamente.

Do lado das importações, destacou-se a aquisição de uma plataforma para a exploração de petróleo no valor de 2,66 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros). As compras de automóveis híbridos também aumentaram 25%, totalizando 1,87 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros). Por outro lado, os veículos 100% elétricos sofreram uma queda de 37% nas importações.

A China foi ainda o principal fornecedor de bens da indústria de transformação para o Brasil, com destaque para fertilizantes, produtos químicos e farmacêuticos, estes últimos com um crescimento de 39% nas compras, impulsionadas especialmente por medicamentos à base de insulina.

Entre os estados brasileiros, o Rio de Janeiro liderou as exportações para a China pelo terceiro ano consecutivo, com 18,1 mil milhões de dólares (15,4 mil milhões de euros), 94% dos quais oriundos da venda de petróleo.

Com os novos dados, a corrente de comércio Brasil - China representou 27,2% de todo o comércio exterior brasileiro em 2025, consolidando a importância da China na balança comercial do país sul-americano.

Leia Também: Excedente comercial da China atinge recorde de 1 bilião de euros em 2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2919060/comercio-entre-brasil-e-china-cresce-para-valor-recorde-em-2025#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes