Comerciantes na zona ribeirinha do Porto preparam-se para possíveis cheias

  • 26/01/2026

Em Miragaia, pelas 15h15, ainda ninguém tinha sido formalmente alertado, mas a notícia a anunciar o risco de cheias já deixara Clarice Santos vigilante.

 

"Por precaução, já comecei a guardar algumas loiças, que é o que consigo fazer sozinha. Esperemos que nos avisem com tempo, porque preciso de chamar a câmara para virem com carrinhas tirar os eletrodomésticos", partilha com a Lusa a proprietária da Casa Mirarcos.

Não passa muito tempo até que estaciona um carro da Proteção Civil perto da Fonte da Colhe - uma das mais antigas da cidade - e que traz a comerciante e uma cliente expectantes para a porta do restaurante de comida tradicional portuguesa.

Um aviso em papel com a listagem de algumas medidas preventivas, contactos de emergência e os "locais historicamente mais vulneráveis" é entregue às duas mulheres, a quem resta "esperar".

Num salão de cabeleireiro mais à frente, o aviso de alerta para o estuário do rio Douro "estragou" a folga a Lucília Santos.

"Nem devia estar aqui hoje, mas vim para tentar guardar algumas coisas em sítios mais altos. Os agentes disseram-me para ter cuidado, porque, se continuar a chover, há o risco de água entrar-me aqui dentro", diz, "nervosa", Lucília, enquanto recorda como as últimas cheias lhe estragam por completo a mobília do salão.

Quem também tem "muitas [histórias] destas para contar" é Manuel Santos, que há 18 anos instalou a seu café Flor da Alfândega naquela zona do Centro Histórico.

"A mim, quem me dá o primeiro alerta não é a Proteção Civil, mas sim os ratos. Quando vemos ratos a sair dos bueiros, já sabemos que a água anda por aí", conta, entre risos, à Lusa.

Ao início da tarde hoje ainda não tinha visto, contudo, nenhum roedor perto do seu estabelecimento: "acho que as cheias ainda não são para hoje".

De acordo com o aviso distribuído, o Centro de Previsão e Prevenção de Cheias do Douro da Capitania do Porto do Douro promulgou na quarta-feira o aviso amarelo para todas as albufeiras do rio Douro, podendo verificar-se precipitação intensa e a possibilidade de alagamentos no estuário do Douro em locais como Postigo do Carvão, Ribeira, Miragaia, Cais do Ouro, Passeio Alegre e Rua das Sobreiras.

Na Ribeira, são poucos os turistas que resistem a tanta chuva e vento e quem olha para dentro dos estabelecimentos vê que há ainda quem esteja a ler o papel distribuído pela Proteção Civil.

É o caso da proprietária de uma loja de 'souvenirs' com porta virada para o rio que pede para não ser identificada e que partilha com a Lusa que é o Douro quem lhe dá o alerta.

"Nós aqui podemos ir olhando para o rio, que para já está calmo. Se começar a subir, embalamos tudo e levamos para o andar de cima", esclarece.

A Proteção Civil Municipal do Porto recomenda à população a adoção de medidas de prevenção e proteção, nomeadamente o acompanhamento dos períodos de enchente até à preia-mar, sobretudo quando associados a caudais elevados da Barragem de Crestuma, a salvaguarda de alimentos, bens de valor, documentos e objetos pessoais importantes, acondicionando-os em locais elevados e protegidos e a preparação para o eventual corte de água, gás e eletricidade, sempre que se justifique.

Também é recomendado o cumprimento dos perímetros de segurança que, eventualmente, venham a ser implementados, a não travessia de zonas inundadas, prevenindo o arrastamento de pessoas ou viaturas, bem como a não permanência ou estacionamento de viaturas em locais historicamente vulneráveis a cheias.

Já nos cais, é recomendada a recolha de plataformas flutuantes, quando aplicável.

Depois da depressão Ingrid, nos últimos dias, Portugal continental começou hoje a sentir os efeitos da depressão Joseph, com chuva, neve, vento e agitação marítima no Minho e Douro Litoral, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os efeitos da depressão Joseph irão estender-se, de forma gradual, às restantes regiões de Portugal continental na noite de segunda para terça-feira, "e com a passagem de sucessivas ondulações frontais pelo menos até ao fim de semana", segundo o IPMA.

Leia Também: Comunidade judaica do Porto saúda descoberta de corpo de luso-israelita

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2926540/comerciantes-na-zona-ribeirinha-do-porto-preparam-se-para-possiveis-cheias#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes