Comer bem e barato: 10 dicas para poupar na alimentação saudável
- 08/11/2025
Este sábado, dia 8 de novembro, assinala-se o Dia Europeu da Alimentação Saudável.
A propósito desta data destacamos 10 truques para conseguir manter uma dieta mais saudável, sem pesar muito na sua carteira.
1. Mantenha-se fiel à sua lista de compras
Depois de ter planeado as refeições da semana e de ter feito uma lista de compras, mantenha-se fiel à mesma.
Durante a ida ao supermercado é muito fácil acabar por trazer coisas de que não se precisa, sobretudo pouco saudáveis, como é o caso de chocolates ou bolachas. Mas resista à tentação.
Evite os corredores de comidas processadas e olhe sempre para as estantes mais baixas ou mais altas: é lá que estão, normalmente, os produtos mais baratos.
2. Nunca vá às compras com fome
O truque já é conhecido, mas vale a pena relembrar. Ir às compras com fome é 'meio caminho andado' para comprar coisas de que não se precisa.
Antes de ir ao supermercado coma uma peça de fruta ou um iogurte, por exemplo.
3. Aposte em alimentos a granel
No caso dos alimentos frescos, como é o caso de frutas ou vegetais, o preço do quilo é geralmente mais barato quando comprado a granel em vez de embalados.
4. Evite alimentos processados e refeições congeladas
Alimentos processados como refrigerantes, bolachas ou refeições congeladas podem parecer boas opções, mas a longo prazo prejudicam a saúde e são um peso na carteira.
5. Esteja atento às promoções
O truque é aproveitar os descontos a seu favor. Normalmente, se usar um cartão de descontos a cadeia de supermercados em questão poderá oferecer descontos especiais consoante os seus hábitos de consumo. Esteja também atentos às promoções semanais na hora de planear as suas refeições.
6. Compre fruta da época
Para além de mais nutritiva, a fruta da época é mais barata, uma vez que está disponível em maiores quantidades.
7. Compre cru e cozinhe em casa
Normalmente, no caso de alimentos como o feijão ou grão, as pessoas tendem a comprá-los em lata ou frasco de vidro. Contudo, ficará muito mais em conta se os comprar crus e cozinhá-los em casa. Faça em quantidade e distribua em sacos ou pequenas embalagens. Depois é só congelar e usar quando precisar.
8. Marcas brancas também têm qualidade
As marcas brancas são sempre mais acessíveis e, em alguns casos, mais saborosas que as originais.
9. Peça para picar a carne
Em vez de comprar os hambúrgueres já prontos, por exemplo, peça para picar uma peça de carne (que esteja em promoção) e faça-os em casa. Poderá também fazer almôndegas mais saudáveis ou um rolo de carne ao seu gosto.
10. Refeições vegetarianas? Sim
Aposte igualmente em refeições vegetarianas, que para além de serem saudáveis, também são acessíveis. Fontes de proteína como tofu, seitan, tempeh são boas alternativas.














