Comentador da TVI faz esclarecimento: "Não foi intenção desvalorizar dor"
- 27/01/2026
Cândido Pereira, comentador do programa "1.ª Companhia", gerou controvérsia ao dar uma opinião, em direto na TVI, a respeito dos limites do humor.
O comentador referia-se a uma imitação de Manuel Melo com caracter humorística na qual o ator imitava uma pessoa com deficiência. Noélia, que teve um irmão com incapacidade físicas e cognitivas, sentiu-se incomodada com a imitação e apelou ao colega de jogo que parasse - algo que foi imediatamente acatado.
Porém, Cândido Pereira considerou ao abordar o tema que não existe à partida qualquer problema em brincar ou caricaturar doenças. As suas palavras criaram celeuma e levaram a que nas suas redes sociais partilhasse uma "nota de esclarecimento".
"Nas últimas horas surgiram interpretações e reações a declarações minhas sobre humor e liberdade de expressão. Quero deixar claro que nunca foi minha intenção desvalorizar experiências pessoais, dor, doença ou qualquer tipo de deficiência. Muito pelo contrário: a empatia esteve sempre na base daquilo que disse", começou por referir.
"A minha intervenção teve como objetivo refletir sobre o papel do humor enquanto ferramenta cultural, muitas vezes usada para lidar com temas difíceis, normalizar conversas desconfortáveis e, em certos contextos, ajudar a aliviar a carga emocional que eles transportam. Reconheço, no entanto, que o humor não é vivido da mesma forma por todas as pessoas e que diferentes experiências geram diferentes sensibilidades. Respeito isso plenamente", continuou.
"Não falei, nem falo, em nome de ninguém. Falei apenas da minha visão enquanto profissional da comunicação e cidadão, defendendo que o diálogo e a liberdade criativa devem coexistir com empatia e respeito. Se as minhas palavras causaram desconforto a alguém, lamento sinceramente esse impacto. O debate é legítimo, mas acredito que pode e deve ser feito com humanidade, sem ataques pessoais nem leituras de má- fé. Da minha parte, continuo disponível para ouvir, refletir e conversar", terminou.
Eis abaixo a partilha completa:
© Reprodução Instagram - Cândido Pereira














