"Comboio de tempestades" traz chuva intensa ao país na próxima semana

  • 24/01/2026

A depressão Ingrid está a deixar o país inteiro em alerta, não só devido à chuva e ventos fortes, mas especialmente devido à neve e à agitação marítima, que levou mesmo à emissão de avisos vermelhos em dez distritos do país.

 

O período mais crítico deverá ser no domingo, 25 de janeiro, mas poderá estar enganado, se acha que depois da tempestade vem a bonança: é que para a próxima semana estão previstas apenas mais tempestades (e nenhuma bonança).

Diz o meteorologista Alfredo Graça, no site Meteored, que Portugal se prepara para receber um "comboio de tempestades" que vão deixar o "tempo instável e bastante chuvoso", situação reforçada por um "rio de humidade transatlântico" vindo diretamente das Caraíbas.

"A curto e médio prazo, o bloqueio de altas pressões manter-se-á entre a Gronelândia e a Escandinávia, pelo que o jato polar, que estará muito forte e veloz, continuará a circular mais a sul do que o habitual, encaminhando tempestades muito cavadas", afirmou o meteorologista.

Descomplicando os termos científicos, isto significa que um bloqueio no norte da Europa, vai 'empurrar' o mau tempo para os países mais a sul - incluindo Portugal.

Para além do "jato polar", chegará ainda um "rio de humidade", no domingo, já nas últimas horas do dia, nomeadamente, "à zona centro-sul do país, alastrando-se e impactando o território realmente em cheio a partir de segunda-feira".

"Isto reforçará as sucessivas frentes que chegarão ao longo da próxima semana, especialmente nas zonas orograficamente mais expostas a Oeste e Sudoeste, onde os registos de chuva serão bastante consideráveis", prevê Alfredo Graça.

Para a semana, a previsão é de muita chuva em todo o continente e também nos Açores, com apenas o arquipélago da Madeira a 'escapar' dos aguaceiros. Em certas zonas do país, poderá mesmo chover até 300 mm durante um dia.

Note-se que 100 mm de chuva num dia já é considerado um cenário de alerta que pode provocar cheias e deslizamentos de terra.

O que prevê o IPMA para a semana?

As previsões do meteorologista vão ao encontro daquilo que já tinha sido anunciado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sexta-feira, para a semana de 26 de janeiro a 1 de fevereiro.

"A semana, no território do Continente, será caracterizada por episódios frequentes de precipitação persistente, por vezes forte. Os valores mais elevados de precipitação acumulada na semana deverão ser da ordem de 200 mm nas regiões montanhosas do Norte e Centro [...] que, em muitos locais, serão superiores ao valor médio do mês de janeiro", pode ler-se no comunicado do IPMA.

"Os episódios de precipitação forte, por vezes em forma de neve, serão acompanhados de vento e rajadas fortes do quadrante oeste. Prevê-se que a queda de neve mais significativa ocorrerá de 27 para 28 e de 31 de janeiro para 1 de fevereiro, sendo mais provável nas terras altas do Norte e Centro", acrescentou.

A entidade deu ainda conta de que este cenário "origina agitação marítima forte, prevendo-se a continuação de valores elevados, superiores a quatro metros, da altura significativa das ondas na costa ocidental portuguesa".

Já no que diz respeito à temperatura, os valores mínimos deverão ser superiores à média de janeiro, sendo que "os valores mais elevados da temperatura mínima ocorrerão nos episódios de precipitação com carácter persistente e a descida nos períodos de precipitação em regime de aguaceiros - alternância entre ocorrência e não ocorrência de precipitação".

Chuva, vento forte e agitação marítima não dão tréguas na próxima semana

Chuva, vento forte e agitação marítima não dão tréguas na próxima semana

A chuva, o vento forte e a agitação marítima não darão tréguas na semana de 26 janeiro a 1 de fevereiro, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Notícias ao Minuto | 19:18 - 23/01/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2925684/comboio-de-tempestades-traz-chuva-intensa-ao-pais-na-proxima-semana#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes