Comboio colide contra grua em Cartagena. Há pelo menos seis feridos
- 22/01/2026
Um comboio de passageiros colidiu contra uma grua, em Cartagena, Espanha, na manhã desta quinta-feira.
Pelo menos seis pessoas ficaram feridas, avançou o presidente do governo de Múrcia, Fernando López Miras, quatro dias depois de um outro acidente ferroviário ter provocado 43 mortos em Aldamuz.
"Havia uma grua com braço mecânico a trabalhar numa casa próxima. A situação é dramática, mas não grave", disse López Miras, citado pelo El País. "A princípio, ficamos todos chocados, especialmente considerando os acontecimentos desta semana".
O acidente de hoje aconteceu cerca das 12h00 locais (11h00 em Lisboa), quando o comboio de via estreita (FEVE) que operava na linha Cartagena-Los Nietos colidiu com uma grua que não faz parte da infraestrutura ferroviária, segundo a empresa gestora da infraestrutura ferroviária espanhola, Adif.
"Não houve descarrilamento nem pessoas presas no comboio", fez saber o Centro de Emergência de Múrcia, citado pelo El Periodico.
O acidente aconteceu ao quilómetro 6,6 entre Alumbres e La Esperanza.
ÚLTIMA HORA ( Actualización): Un herido leve en un tren de pasajeros de vía estrecha tras golpear una grúa un vagón en Alumbres @DelegGobMurcia
— Onda Regional (@ORMurcia) January 22, 2026
La línea de ferrocarril es la de FEVE que une Cartagena con Los Nietos y el siniestro se ha producido por causas desconocidas
En el… pic.twitter.com/i8nVOqqhZv
Este constitui, assim, o quarto acidente de comboio desde domingo, em Espanha.
Um comboio de alta velocidade Iryo 6189, procedente de Málaga-María Zambrano e com destino a Madrid-Atocha, descarrilou pelas 19h45 de domingo perto de Adamuz, uma localidade no norte da província de Córdova, a cerca de 30 quilómetros da capital homónima. Pelo menos 43 pessoas morreram.
Já na terça-feira, ocorreram mais dois acidentes. Na região de Gelida, na Catalunha, um comboio colidiu com um muro de contenção que estava caído sobre os carris, tendo causado o descarrilamento das carruagens, na noite de terça-feira, pelas 21h02 locais (20h02, em Lisboa). Há 37 feridos.
Ainda na terça-feira, houve um outro incidente com um comboio perto de Girona, que transportava 10 passageiros. Não houve feridos.
O sindicato espanhol de maquinistas de comboios Semaf anunciou, na sequência disto, uma "greve geral" para reivindicar garantias de segurança na rede ferroviária de Espanha.
Em comunicado, o sindicato anunciou que vai convocar "uma greve geral" com "o objetivo de exigir que seja garantida a segurança e a fiabilidade da rede" ferroviária.
O sindicato, que não avança com datas concretas para a paralisação, considera "inadmissível a deterioração" da rede ferroviária espanhola e pediu medidas urgentes, assim como que sejam responsabilizadas penalmente "as pessoas encarregadas de garantir a segurança da infraestrutura".
[Notícia atualizada às 13h12]
Leia Também: Três acidentes ferroviários em Espanha em 3 dias: Os detalhes (e imagens)













