Colégio cancela aluguer de auditório para congresso de grupo extremista

  • 07/11/2025

O congresso do grupo de extrema-direita Reconquista, que ia acontecer no auditório do Colégio Luso-Francês, no Porto, foi cancelado, um dia depois de ter sido divulgado o local em que o autointitulado III Congresso do grupo iria acontecer.

 

Até à notícia do Expresso, que avançou a informação, o espaço do congresso só era do conhecimento dos organizadores e dos responsáveis que tinham alugado o espaço.

Segundo conta o semanário, o movimento preencheu um formulário para fazer uso do auditório, descrevendo o congresso como um "evento cultural", porque o espaço não permite a realização de atividades políticas.

Aliás, em junho deste ano, o Livre tinha tentado reservar o espaço e o pedido foi recusado por esta mesma razão.

Na realidade, diz o semanário, o congresso tratava-se de um evento de cariz ideológico, de um grupo que defende a 'remigração' (a expulsão forçada de imigrantes de um país) e acredita na teoria da "grande substituição", na qual imigrantes africanos e do Médio Oriente substituem, pouco a pouco, a população europeia.

Terá sido devido à verdadeira natureza do evento, que Nuno Santos, o responsável pelo auditório, construído há três anos, decidiu voltar atrás na decisão. Em comunicado, afirmou que o evento foi cancelado "por se tratar de um evento político, não respeitando o regulamento em vigor" - o que, aliás, é contra aquilo que "foi contratualizado" com os organizadores quando o contrato foi assinado.

No dia anterior, na quinta-feira, Nuno Santos assegurava ao mesmo jornal que não iria cancelar o evento "devido ao contrato assinado", frisando que tinha "obrigações". Dizia ainda que o congresso seria "à porta fechada" apenas para "quem tem bilhete".

"Não temos qualquer filiação ou ligação com essa organização. Mas estamos num país livre e estamos só a rentabilizar o espaço", disse, admitindo que não reconhecia o nome do movimento que estava a alugar o espaço e que desconhecia os seus ideais. "Só tivemos conhecimento que eram eles há uma semana. E não tivemos tempo de analisar."

No fim, sabe-se agora, acabaram por cancelar o evento.

O congresso, que tinha data marcada para este sábado, dia 8 de novembro, contava com nomes notórios da direita radical dos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Irlanda e França. 

Entre os oradores portugueses, estava o antigo deputado e subsecretário de Estado da Cultura de Cavaco Silva, António de Sousa Lara. O ex-governante ficou conhecido por vetar a candidatura do livro O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, a um prémio de literatura. Na altura, disse que a obra era um atentado contra a moral cristã.

Já o ano passado, também devido ao congresso do movimento, se tinha gerado alguma polémica. Na altura, o Reconquista alugou a sede da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), o Fórum Lisboa, para realizar o evento. Pouco depois, a AML afirmou que o grupo se tinha feito passar por um coletivo de jovens do Chega, que diziam estar a organizar uma conferência sobre "relação entre modernidade e coletivismo e os seus efeitos na sociedade portuguesa".

O fundador e presidente do grupo, Afonso Gonçalves, negou a acusação, dizendo que a AML tinha entendido, já demasiado tarde, que "tinha sido um erro aprovar a realização do evento" e que, "para se legitimarem" estavam a usar esta razão.

Sobre o movimento, Afonso Gonçalves assume que é "nacionalista, tradicionalista e futurista", recusando "a ideologia neonazi que foi falsamente atribuída ao movimento".

Reconquista nega ter-se feito passar pelo Chega para congresso em Lisboa

Reconquista nega ter-se feito passar pelo Chega para congresso em Lisboa

O grupo ultranacionalista Reconquista negou hoje ter-se feito passar por um coletivo de jovens do Chega para alugar a sede da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), onde realizou o seu congresso, com a presença de convidados neonazis.

Lusa | 23:23 - 15/11/2024

Leia Também: Belém? "Leiam os meus lábios: Não vou desistir", garante António Filipe

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2884938/colegio-cancela-aluguer-de-auditorio-para-congresso-de-grupo-extremista#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes