Colapso de antiga mina na origem de estrada que abateu em Gondomar
- 19/02/2026
O abatimento do piso na Rua da Igreja, em Fânzeres (Gondomar), resultou do colapso da parte superior de uma antiga mina que atravessa aquele arruamento e não há previsão para reabrir, revelou hoje à Lusa o município.
A rua está fechada ao trânsito desde a meia-noite de quarta-feira.
Segundo o município, a situação "apresenta elevada complexidade técnica, envolvendo a necessidade de intervenção por parte de profissionais especializados e a avaliação das condições de estabilidade de um edifício contíguo à zona afetada".
Assinala a autarquia do distrito do Porto que "enquanto decorrerem os trabalhos de análise e definição da solução técnica mais adequada, a via mantém-se interdita ao trânsito", assumindo, por isso, que "não há previsão para reabrir ao trânsito".
O executivo indica ainda que estão definidas e devidamente sinalizadas alternativas de circulação, de forma a minimizar os constrangimentos para moradores e utilizadores da via.
Dezoito pessoas morreram em Portugal na sequência da passagem das depressões Kristin, Leonardo e Marta, que provocaram também muitas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações, inundações e cheias são as principais consequências materiais do temporal.
As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo foram as mais afetadas.
A situação de calamidade que abrangia os 68 concelhos mais afetados terminou no domingo.
Leia Também: Mais de 30 vias condicionadas no distrito do Porto













