Coimbra com circulação rodoviária cortada na Espertina e em dois túneis
- 05/02/2026
De acordo com a mesma fonte, o caudal da Ponte do Açude atinge os 1.487 m³ por segundo.
Foram também acionados para o Cabouco uma embarcação e um veículo dos Bombeiros Sapadores de Coimbra.
Na quarta-feira, a Câmara de Coimbra alertou que se mantém o risco de cheias com afetação das zonas ribeirinhas do rio Mondego.
"As equipas de proteção civil, segurança e socorro, bem como os serviços municipais, estão em prontidão no terreno, em ações de prevenção e vigilância".
A população é aconselhada a evitar a circulação e permanência em zonas ribeirinhas ou inundáveis, retirar bens e viaturas de áreas suscetíveis a cheias, garantir a limpeza de sistemas de drenagem junto às habitações e acompanhar a informação oficial e seguir as indicações das autoridades.
Onze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada na sequência da passagem das depressões Kristin e Leonardo, que provocaram também algumas centenas de feridos e desalojados.
A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.
Leia Também: Um desalojado por desabamento de habitação em Alenquer













