Cocaína "dissimulada em bombons" (e não só): Operação faz quatro detidos
- 18/02/2026
A Polícia Judiciária (PJ) deteve, em Portugal e no estrangeiro, quatro suspeitos de tráfico internacional de estupefacientes, com idades entre os 22 e os 73 anos.
As operações foram desenvolvidas ao longo dos últimos dias, segundo informa a PJ em comunicado, enviado esta quarta-feira às redações.
Durante as diligências, foi possível deter dois cidadãos estrangeiros em território nacional e "em flagrante delito". As outras duas detenções, também de estrangeiros, aconteceram em Madrid, Espanha, no cumprimento de mandados de detenção europeus.
Ao longo das várias operações, a PJ conseguiu ainda apreender "cocaína suficiente para a composição de aproximadamente 108 mil doses individuais, destinada à introdução nos circuitos ilícitos de distribuição em Portugal)".
"Um dos detidos viajou a partir de um país da América do Sul, transportando o produto meticulosamente dissimulado em vários objetos, nomeadamente bombons, transformadores elétricos variados, livros, cofres e outros", pode ler-se na mesma nota. "Um outro transportava o estupefaciente no interior do organismo, tendo chegado a Lisboa partir de um país africano", acrescenta o comunicado.
Três dos arguidos ficaram em prisão preventiva. Já o quarto aguarda ainda a aplicação da medida de coação considerada adequada pela autoridade judicial competente.
Enquanto isso, "as investigações prosseguem, visando a identificação de outros elementos envolvidos nestas redes internacionais de tráfico de estupefacientes".
As operações foram levadas a cabo pela Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes e resultaram de três investigações distintas: duas tituladas pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa (DIAP) de Lisboa e outra pelo DIAP de Almada.
Leia Também: PJ ajudou a realizar sonho de Afonso, "uma criança muito especial"













