Clássicos renascidos e não só. Estes oito carros chegaram em 2025

  • 31/12/2025

Como acontece habitualmente, vários foram os novos automóveis revelados ou lançados em 2025 - entre novidades absolutas e novas gerações de linhagens já existentes.

 

Aqui, recordamos oito dos modelos que chegaram com amplas novidades ao longo do ano que termina esta quarta-feira - com breves descrições de cada um. Todos eles já estão, pelo menos, na fase de encomendas, embora nem todos estejam a ser já entregues aos clientes.

BMW iX3

O BMW iX3 foi reinventado para dar início à Neue Klasse da BMW. Ao inaugurar uma nova era de design de um fabricante como os bávaros, decidimos abrir com este SAV. Está disponível para encomenda, embora os veículos só comecem a chegar aos clientes em março.

O SAV (ou SUV, se preferir) é 100 por cento elétrico e aposta numa abordagem sustentável na sua conceção - entre materiais usados e processos de fabrico.

Tem a sexta geração do sistema eDrive da BMW e assenta numa arquitetura de 800 volts. Para já, tem autonomias de até 788 km em ciclo WLTP e 469 cv de potência. Definido por software, tem quatro super-cérebros eletrónicos - um deles, Heart of Joy, responsável pela transmissão e dinâmica.

Estreia-se o BMW Panoramic iDrive, cujo ecrã à largura do para-brisas (Panoramic Vision) destaca-se facilmente no interior. O volante é, igualmente, novo. Em carregamento rápido, é possível recuperar autonomia para cerca de 300 km em dez minutos.

Renault Twingo E-Tech

Notícias ao Minuto Novo Renault Twingo E-Tech© DPPI / Renault  

Renault Twingo E-Tech deu continuidade à reedição de clássicos do construtor francês, mas agora em modo totalmente elétrico - seguindo-se aos 4 e 5.

É um exercício que ficou muito fiel às linhas originais do pequeno citadino com carroçaria de monovolume, sem descartar a modernidade exigida. É, igualmente, uma proposta de veículo elétrico acessível, estando prometidos preços abaixo de 20 mil euros.

Já disponível para encomenda em alguns países europeus, só começará a chegar aos clientes em 2026. Tem um interior simples, mas apetrechado, incluindo banco traseiro deslizante como se encontra no original.

Assente na plataforma AmpR Small, tem um motor elétrico com 82 cv de potência e uma bateria de fosfato de ferro-lítio com 27,5 kWh de capacidade. A autonomia atinge os 263 km (ciclo WLTP), ideal para deslocações pendulares diárias.

Nissan Micra

Outro nome clássico nesta lista, o Nissan Micra entrou numa nova geração - agora totalmente elétrica e com uma carroçaria mais robusta com toques de SUV. Já está disponível para encomenda em Portugal.

O icónico modelo japonês do segmento B, assente na plataforma AmpR Small, está disponível com baterias de 40 kWh e 52 kWh (esta disponibiliza até 419 km de autonomia), sendo que a potência pode atingir os 150 cv.

O carro tem várias funcionalidades de assistência à condução no sistema Nissan ProPilot e promete "acabamentos exteriores premium", tal como o sistema de multimédia NissanConnect.

Mercedes-Benz GLC

A Mercedes-Benz inaugurou uma nova filosofia de design, com a apresentação do novo GLC 100 por cento elétrico em setembro. Chegou à fase de encomendas em Portugal em outubro.

Tem motorização GLC 400 4Matic de tração integral, com 489 cv de potência. A plataforma é de 800 volts, a bateria tem 94 kWh de capacidade e a autonomia pode chegar aos 707 km (ciclo combinado WLTP). Em dez minutos, é possível recarregar para 303 km.

Os primeiros dois níveis de equipamento integram painel de instrumentos de 10,3 polegadas e ecrã central de 14 polegadas. Mas uma das grandes novidades surge na variante topo de gama: o novo MBUX Hyperscreen, que se estende por 39,1 polegadas e é o maior de um Mercedes até hoje. O sistema de infoentretenimento MBUX é, igualmente, novo.

O SUV tem uma bagageira cuja capacidade pode chegar a 1.690 litros com bancos traseiros rebatidos e vários sistemas de ajuda à condução. O design foi renovado, com uma grelha frontal que reinterpreta os designs históricos do fabricante. Há uma moldura cromada, estrutura com aparência de vidro fumado e um contorno luminoso. O coeficiente de arrasto é de 0,26.

Kia EV4

Notícias ao Minuto O Kia EV4 marcou a entrada da marca noutro segmento dos elétricos.© Kia  

A apostar num futuro elétrico, a Kia lançou este ano o novo EV4 nas variantes hatchback e fastback. Já pode ser encomendado em Portugal, e decidimos incluí-lo na lista porque é o primeiro elétrico da marca que não é um SUV.

O modelo tem a plataforma modular global elétrica do grupo Hyundai, baterias de 58,3 kWh ou 81,4 kWh que podem ser carregadas dos 10 aos 80 por cento em cerca de meia hora e uma autonomia que pode atingir 617 km no fastback.

A motorização é dianteira, com 150 kW de potência. O fastaback tem quatro portas, enquanto o hatchback surge com cinco portas. O desenho exterior é, pois, diferente entre cada variante, embora existam características comuns como a iluminação Star Map.

O volante é assimétrico, com opções de dois ou três raios, sendo que o painel de instrumentos é de 12,3 polegadas - a mesma medida do ecrã central.

Renault Clio

O ano de 2025 foi também aquele em que se ficou a conhecer a sexta geração do icónico Renault Clio. Tem três variantes (evolution, techno e esprit Alpine) e está assente na plataforma CMF-B.

Já disponíveis estão as variantes TCe 115 (motor tricilíndrico com 115 cv de potência) e full-hybrid E-Tech (motor de quatro cilindros 1,8 litros, dois motores elétricos, bateria de 1,4 kWh e 160 cv de potência). Só para o ano, chegará a Eco-G 120 EDC de 120 cv, que poderá ‘beber’ gasolina e GPL.

O carro poderá ter até 29 ajudas à condução. Na variante de entrada, tem ecrã central de 10,1 polegadas com replicação do smartphone, banco do condutor regulável, cruise control adaptativo, entre outros. A partir de techno, há sistema de multimédia OpenR Link e assistente por voz, tal como navegação Google Maps e modos de condução Multi-Sense. Esprit Alpine acrescenta vários elementos de design e apoios à condução, tal como carregamento wireless para smartphones.

Citroën C5 Aircross

O novo Citroën C5 Aircross foi outro modelo francês que chegou em 2025. Está aqui incluído por dois motivos: na segunda geração, ganhou uma variante 100 por cento elétrica (ë-C5 Aircross).

Na motorização híbrida, o SUV tem 145 cv de potência e até 950 km de autonomia, enquanto na elétrica surge com capacidade de percorrer 520 km numa única carga e atinge 210 cv de potência. Para mais tarde, fica um conjunto propulsor híbrido plug-in.

O interior foi renovado, tem ecrã tátil central em cascata em posição vertical - o maior de um carro da marca - head-up display e painel de instrumentos com ecrã de 10 polegadas.

O modelo tem apoio de braços central à frente, bagageira com até 1.668 decímetros cúbicos de capacidade se os bancos forem rebatidos e vários sistemas de apoio à condução - como a assistência semiautomática de mudança de faixa ou VisionPark 360º para auxílio ao estacionamento.

BYD Atto 2

Sendo a BYD uma das protagonistas do ano em termos de carros elétricos, não podemos deixar de incluir nesta lista um dos modelos da marca que chegou este ano.

O Atto 2 é um SUV acessível que chegou ao mercado nacional nos primeiros meses do ano. Tem 184 cv de potência, tração dianteira e uma bateria de 42,4 kWh que permite atingir 312 km de autonomia (ciclo WLTP combinado). O carregamento rápido a 65 kW permite recuperar dos 30 aos 80 por cento em cerca de meia hora.

Tem recursos como acesso NFC através de chave, sensores e câmara de estacionamento traseira, tejadilho panorâmico e até a funcionalidade vehicle-to-load. O ecrã central de 10,1 polegadas é rotativo, enquanto o condutor usufrui de um painel de instrumentos TFT de 8,8 polegadas.

Está disponível em dois níveis de equipamento (Active e Boost) e, mediante o escolhido, este BYD Atto 2 pode ter volante em pele vegan, os dois bancos dianteiros aquecidos, câmara traseira de 360º ou sensores de estacionamento dianteiros, entre outros recursos.

Carros adulterados, multas, Norris campeão. As mais lidas de Auto em 2025

Carros adulterados, multas, Norris campeão. As mais lidas de Auto em 2025

Relembramos as notícias mais lidas de 2025 sobre o setor automóvel - desde a qualidade dos carros ao título de Lando Norris, passando por multas na Via Verde ou pelo acidente de Diogo Jota.

Bernardo Matias | 10:30 - 31/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/auto/2912011/classicos-renascidos-e-nao-so-estes-oito-carros-chegaram-em-2025#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes