"Clair Obscur: Expedition 33" perde prémio devido a uso de IA generativa
- 22/12/2025
A organização da cerimónia de prémios Indie Game Awards decidiu retirar a “Clair Obscur: Expedition 33” as distinções de Jogo do Ano e de Jogo de Estreia, notando que os produtores da Sandfall Interactive recorreram a ferramentas de Inteligência Artificial generativa durante o período de desenvolvimento.
Como o nome indica, os Indie Game Awards são uma cerimónia dedicada a distinguir e premiar o que melhor se faz no mundo dos jogos independentes. Além de as regras ditarem que a produtora não pode ser financiada por uma grande empresa ou que o jogo em questão tenha chegado às lojas pelas vias tradicionais com ajuda de uma editora, também está proibido o uso de Inteligência Artificial generativa.
A Sandfall Interactive começou por admitir o uso de Inteligência Artificial generativa em julho numa entrevista ao El País, tendo mais tarde esclarecido que estas ferramentas foram usadas para criar texturas temporárias para o jogo e que todas foram substituídas antes do lançamento de “Clair Obscur: Expedition 33” a 24 de abril.
No entanto, esta utilização de Inteligência Artificial generativa parece, ainda assim, ter sido suficiente para violar as regras do Indie Game Awards.
“Os Indie Game Awards têm uma posição forte em relação ao uso de Inteligência Artificial durante o processo de nomeação e durante a própria cerimónia”, pode ler-se no comunicado oficial da organização. “Quando foi submetido para consideração, o representante da Sandfall Interactive afirmou que não foi usada Inteligência Artificial generativa durante o desenvolvimento de ‘Clair Obscur: Expedition 3’”.
A organização reconhece que, “apesar de terem sido removidos os elementos em questão [produzidos com recurso a Inteligência Artificial generativa] e de se tratar de um jogo maravilhoso”, vai contra as regras que temos em vigor”.
Tomada esta decisão, o prémio de Jogo do Ano foi atribuído a "Blue Prince", enquanto a categoria de Jogo de Estreia teve como vencedor "Sorry We’re Closed".
Leia Também: "Clair Obscur: Expedition 33" é o Jogo do Ano de 2025 (e faz história)














