Citadino a combustão da Hyundai deverá sair da Europa
- 19/01/2026
Empenhada nos automóveis eletrificados, ao que tudo indica a Hyundai terá planos para retirar o seu pequeno citadino i10 a combustão do mercado europeu - sem deixar um sucessor direto.
A informação é veiculada pelo AutoExpress, que escreve que já são aceites encomendas de fábrica. O Auto ao Minuto contactou o construtor para obter uma confirmação, mas à hora de publicação ainda não tínhamos obtido resposta.
A carreira do i10 já é longa: começou a ser produzido em 2007 e já teve três gerações - a mais recente lançada em 2019. É um citadino de pequenas dimensões com carroçaria hatchback.
Associado a preços acessíveis e a custos de manutenção contidos, o hatchback compacto sul-coreano é uma opção apelativa para entrar nos automóveis. Tem vindo a registar vendas anuais superiores a 50 mil unidades na Europa. Mantém-se como modelo de combustão, sem variantes eletrificadas.
Com os regulamentos para o futuro do setor automóvel europeu a colocarem uma grande ênfase nas energias alternativas em detrimento da combustão, parece não haver espaço para o atual i10 - uma vez que os pequenos citadinos deverão ser sobretudo modelos 100 por cento elétricos.
Também a AutoExpress escreve que a Hyundai não fala de qualquer sucessor direto. O fim da produção permitirá que a fábrica do construtor na Turquia se prepare para um futuro carro elétrico.
O atual Hyundai i10 em Portugal
O Hyundai i10 que está no mercado português custa a partir de 18.800 euros. Tem um motor de três cilindros a gasolina, com 998 centímetros cúbicos de cilindrada, que debita 67 cv ou 100 cv de potência dependendo da versão. Está associado a uma caixa manual de cinco velocidades ou a uma caixa manual robotizada.
Tem um amplo equipamento de série, desde o ecrã tátil de oito polegadas ao painel de instrumentos digital de 4,2 polegadas, passando pelas portas USB-C à frente e atrás, ar condicionado automático, Bluetooth com reconhecimento de voz, quatro altifalantes e estofos em tecido.
Entre as ajudas à condução, encontram-se cruise control, sistema de informação de velocidade máxima, ajuda ao arranque em subida, assistência de acompanhamento de faixa de rodagem, ajuda ao estacionamento traseiro com câmara, alerta do arranque do veículo à frente ou alerta de fadiga do condutor.
As jantes são em liga leve de 15 polegadas (ou 16 polegadas na variante N Line topo de gama, que também conta com dupla ponteira de escape e de iluminação traseira em LED).














