Cistermúsica leva 50 concertos a Alcobaça sob o tema "Ressurreição"
- 14/01/2026
"Dois grandes concertos sob o signo da ressurreição e da transformação" marcam o arranque e o encerramento do festival organizado pela ABA -- Banda de Alcobaça, associação que divulgou os primeiros dois grandes momentos da programação.
Da programação da 34.ª edição do festival, que decorre em Alcobaça, no distrito de Leiria, a ABA destaca o concerto de abertura, a cargo do Ludovice Ensemble, dirigido por Miguel Jalôto.
Na Nave Central do Mosteiro de Alcobaça ecoará, no dia 26 de junho, "a monumental Missa em si menor, BWV 232, de Johann Sebastian Bach, obra-prima do mestre alemão, que readaptou coros e árias de várias cantatas para musicar integralmente todas as partes de uma missa", divulgou a ABA.
Já o encerramento, que terá lugar no palco da Cerca do Mosteiro, no dia 31 de julho, contará com a Alto Minho Youth Orchestra, sob a direção musical do maestro Miguel Sepúlveda.
Em palco estarão, segundo a ABA, "mais de 200 músicos, entre coro e orquestra, para a interpretação da grandiosa Sinfonia n.º 2 em dó menor, GMW 30, de Gustav Mahler".
Pelo meio o festival propõe um cartaz de música erudita com cinco dezenas de espetáculos cujos protagonistas ainda não foram divulgados, mas que a organização adiantou terem como fio condutor "a ideia de ressurreição".
O festival "convoca múltiplas leituras: da dimensão religiosa, associada à crença na vida após a morte; à interpretação metafórica da transformação, renovação ou superação individual; passando ainda por uma abordagem filosófica, em que a morte é transcendida pela razão, pela ética ou pela obra que permanece ao longo do tempo", pode ler-se num comunicado da ABA.
Além do festival, que decorre entre 26 de junho e 31 de julho, o Cistermúsica tem vindo a promover uma temporada musical que oferece propostas artísticas ao longo de todo ano, integrando o Cistermúsica Sacra (ciclo dedicado à música sacra e ao património religioso) e o Cistermúsica Fronteiras (ciclo de diálogos artísticos e de música contemporânea, que decorre no último trimestre do ano).
Além destes ciclos, a programação estende-se a outros territórios, através de itinerâncias no âmbito do Cistermúsica Rota de Cister e o Cistermúsica Redes, que leva espetáculos a várias localidades do país.
Organizado pela ABA o Cistermúsica é realizado em parceria com o município de Alcobaça contando com a parceria estratégica da Museus e Monumentos de Portugal, através do Mosteiro de Alcobaça. Tem ainda o apoio da Direção-Geral das Artes.
Leia Também: Líderes do Japão e da Coreia do Sul 'partem tudo' em duelo de bateria













