Cinemas das Amoreiras em Lisboa terão uma sala para cinema português

  • 05/02/2026

A decisão "enquadra-se numa estratégia de programação que visa assegurar diversidade de conteúdos e dar destaque à produção nacional, promovendo o acesso do público a obras portuguesas", disse à Lusa fonte oficial da NOS Lusomundo Cinemas.

 

A iniciativa arranca com um ciclo especial de sete dias com sete longas-metragens portuguesas em antestreia -- entre os dias 12 e 18 -, com a presença de realizadores e elenco, que representam "diferentes abordagens, géneros e vozes do cinema português contemporâneo".

Para essa semana, os filmes escolhidos são "Projeto Global", de Ivo M. Ferreira, "O Barqueiro", de Simão Cayatte, "Entroncamento", de Pedro Cabeleira, "Pai Nosso -- Os últimos dias de Salazar", de José Filipe Costa, "Maria Vitória", de Mário Patrocínio, "Match", de Duarte Neves, e "Terra Vil", de Luís Campos.

A NOS Lusomundo Cinemas, líder do mercado nacional de exibição, tinha anunciado em 2024 que três das suas 213 salas estariam mais focadas em cinema português: no Alma Shopping (Coimbra), no Alameda Shop & Spot (Porto), e no Alvaláxia (Lisboa), que, entretanto, fechou portas em janeiro passado.

"Caso se verifique que há procura e recetividade por parte do público, a expansão a outros complexos poderá ser equacionada, mas, para já, não está previsto", referiu a exibidora, sem adiantar dados estatísticos sobre a exibição de cinema português naquelas três salas.

Após aquele ciclo inaugural de sete filmes, a sala do Amoreiras "passa a contar com programação regular de cinema português --- normalmente quatro ou cinco [sessões] por título, consoante a duração --- garantindo continuidade em exibição para além das datas de estreia".

Em 2024, quando aquelas três salas passaram a exibir filmes portugueses, o diretor-geral da NOS Lusomundo Cinemas, Nuno Aguiar, dizia à Lusa que isso retiraria a pressão comercial que existe noutras salas para o cinema português, pela quantidade de filmes que se estreiam em sala.

No entanto, rejeitou que esta iniciativa se pudesse transformar num gueto.

"Obviamente que isto não é limitador. Se houver cinema português que justifique ter muito mais salas, todos os filmes que o justificarem - aliás a maior parte dos filmes, pelo menos aqueles que tenham mais impacto nos espectadores - vão estrear-se em muito mais salas do que nestas três", disse.

De acordo com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), em 2025 a exibição de cinema em sala contou com 10,8 milhões de espectadores, traduzindo-se em 70,5 milhões de euros de receita de bilheteira.

O cinema de produção portuguesa foi visto por 229.455 espectadores, o que representou uma quota de 2,1% do total de entradas. Em termos de receita de bilheteira, foram contabilizados 1,2 milhões de euros, o que significa uma quota de 1,7% das receitas arrecadadas.

Leia Também: Mostra de Cinema iNTERVALOS'26 nas Caldas da Rainha em abril

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2933286/cinemas-das-amoreiras-em-lisboa-terao-uma-sala-para-cinema-portugues#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes