Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026

  • 19/01/2026

Num balanço da exibição em 2025, a exibidora Nitrato Filmes, que explora aquele cinema independente, diz que foi "o melhor ano de sempre", com cerca de 96 mil espectadores, num resultado "em contraciclo com a afluência nos multiplexes".

 

Para esta estatística contribuíram "dois fenómenos" do cinema brasileiro: "Ainda estou aqui", de Walter Salles, e "O agente secreto", de Kleber Mendonça Filho, responsáveis por "várias sessões esgotadas".

"Num quadro geral verdadeiramente positivo, o aspeto mais diferenciador foi a recuperação da dimensão social do cinema", sublinha a exibidora em nota de imprensa, propondo-se em 2026 a ultrapassar a barreira das 100 mil entradas.

Da programação hoje anunciada, há a destacar a semana de celebração do nono aniversário de reabertura de portas -- a 05 de fevereiro de 2017 -, depois de 17 anos encerrado.

Entre 05 e 16 de fevereiro, antecipando uma retrospetiva maior para mais tarde, o Trindade vai exibir cinco filmes do realizador francês François Truffaut, entre os quais "Os quatrocentos golpes" (1959) e "Jules e Jim" (1962).

O filme "Hamnet", de Chloé Zhao, quatro filmes do espanhol Oliver Laxe e as primeiras obras do argentino Martín Rejtman também fazem parte da programação.

Haverá também a antestreia do último filme de Gus Van Sant, intitulado "Crime em Direto", e uma sessão especial com o filme "Nuestra Tierra", de Lucrecia Martel.

Para dar visibilidade ao cinema que é feito no Porto, o Trindade acolherá os filmes "Tebas" (2007), de Rodrigo Areias, "O atelier radical de Henrique Silva" (2023), de Emília Simão e Samuel Barbosa, e "Porto da minha infância" (2001), de Manoel de Oliveira.

"Entroncamento", de Pedro Cabeleira, "Projecto Global", de Ivo M. Ferreira, e "Terra Vil", de Luís Campos, são algumas das estreias de cinema português que o Trindade também vai fazer nos próximos meses.

Sob o 'chapéu' "Expectativa' 26", a Nitrato Filmes elenca ainda alguns realizadores "que pela primeira vez vão ter estreia na distribuição nas salas de cinema em Portugal", como Lois Patiño, com "Ariel", rodado nos Açores, e "O misterioso olhar do flamingo", de Diego Céspedes.

Leia Também: Cinemas tiveram menor número de espectadores do século (exceto pandemia)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2922368/cinema-trindade-do-porto-quer-ultrapassar-os-100-mil-espectadores-em-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes