Cinema Ideal com sessão "especial e solidária" de "Justa" de Teresa Villaverde

  • 06/02/2026

De acordo com a Alce Filmes, a sessão de "Justa" - filme com histórias inspiradas nos que sofreram no incêndio trágico de 2017 em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que causou 66 mortos e 253 feridos, destruiu mais de meio milhar de habitações e 20 mil hectares de floresta - inclui também uma conversa com Betty Faria e Teresa Villaverde, moderada pela jornalista Teresa Dias Mendes.

 

As receitas da "sessão especial e solidária", marcada para as 19:00 de terça-feira, revertem para as aldeias de Álvaro e Ceiroquinho, no concelho de Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, "muito afetadas pela tempestade Kristin", onde Teresa Villaverde filmou.

Além do dinheiro angariado com a venda dos bilhetes para a sessão no Cinema Ideal, foram criadas também duas contas bancárias para donativos, "para quem quiser contribuir, desde já": Aldeia de Ceiroquinho - Comissão de Melhoramentos, com o IBAN PT50 0010 0000 70175700001 81, e Aldeia de Álvaro - Fábrica da Igreja, com o IBAN PT50 0045 4111 40178745769 91.

As regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo são as mais afetadas pela passagem das depressões Kristin e Leonardo.

Treze pessoas morreram em Portugal desde a semana passada, havendo também registo de centenas de feridos e desalojados.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, a queda de árvores e de estruturas, o fecho de estradas, escolas e serviços de transporte, e o corte de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal.

O Governo decretou situação de calamidade em Portugal continental entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, estendendo-a depois até ao dia 08 para 68 concelhos, voltando a ser prolongada até 15 de fevereiro.

O filme "Justa" não é um documentário, as histórias que se cruzam são ficcionais, mas de alguma forma representativas do que é sobreviver a uma tragédia como a de Pedrógão Grande, sem que haja necessidade de mostrar labaredas.

No filme há a criança que perdeu a mãe, o homem que tem de conviver com um corpo mutilado pelas chamas, uma mulher que ficou cega, depois de morrer o marido, uma psicóloga que tenta aliviar o sofrimento.

"Nós nunca vamos conseguir saber exatamente o que se passa com aquelas pessoas, e aquelas pessoas percebem que nunca mais vão ser iguais às outras", contou a realizadora, em entrevista à Lusa, em novembro, quando da estreia do filme.

Nas semanas de pesquisa no terreno, sozinha, sem câmara, sem gravador, Teresa Villaverde encontrou pessoas dispostas a partilharem o que viveram, mas ainda em choque, como se acreditassem que podia "haver um milagre de 'desacontecer'" o incêndio.

"Justa", escrito e produzido por Teresa Villaverde, é interpretado por Madalena Cunha, Ricardo Vidal, Filomena Cautela, Alexandre Batista, Anabela Moreira e Betty Faria, entre outros.

A realizadora admitiu que foi "um filme muito difícil de produzir", pela montagem financeira demorada, pela rodagem em locais difíceis "e por ser sobre o que era".

"Na equipa da rodagem eram todos portugueses e eu acho que não era preciso falar, todos nós sentíamos que estávamos a fazer uma coisa - boa ou má - especial e tinha de ser feito com grande cuidado e respeito", lembrou.

Teresa Villaverde entende que "Justa" pode ser uma homenagem aos vivos, porque todos os anos são recordados apenas os que morreram naquele incêndio.

Além da sessão no Cinema Ideal, o filme continua em exibição em algumas cidades portuguesas, nomeadamente Elvas (sábado, no Auditório São Mateus), Almeirim (sábado, no Cine-Teatro de Almeirim), Aveiro (terça-feira, no Teatro Aveirense) e Vila Nova de Famalicão (12 de Março, na Casa das Artes).

[Notícia atualizada às 20h08]

Leia Também: Filmes "Nova'78" e "As Estações" integram festival de cinema no MoMA

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2934750/cinema-ideal-com-sessao-especial-e-solidaria-de-justa-de-teresa-villaverde#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes