Cineastas Panahi e Rasoulof denunciam "repressão flagrante" no Irão

  • 10/01/2026

"O regime iraniano cortou as ferramentas de comunicação dentro do país" e "bloqueou todos os meios de contacto com o mundo exterior", salientam os dois dissidentes numa mensagem publicada na conta do Instagram de Jafar Panahi, Palma de Ouro do último Festival de Cannes.

 

Alertando que "o recurso a tais medidas visa ocultar a violência infligida durante a repressão dos protestos", os cineastas apelam à comunidade internacional para que "estabeleça meios de comunicação para monitorizar o que se passa no país".

Depois de França, Alemanha e Reino Unido, hoje também a Noruega condenou o uso da força contra os manifestantes nas ruas do Irão, onde pelo menos 51 pessoas já morreram como resultado da repressão aos protestos antigovernamentais que abalam o país, segundo a Organização Não-Governamental (ONG) Iran Human Rights (IHRNGO), com sede em Oslo.

"Estou profundamente preocupado com a evolução dos acontecimentos no Irão", afirmou em comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Espen Barth Eide, sustentando que "o uso cruel e desnecessário da força contra os manifestantes é inaceitável e deve ser condenado".

A Noruega apela ao Irão para que cumpra as obrigações internacionais, incluindo o direito à liberdade de expressão e de reunião: "Exorto as autoridades iranianas a respeitarem o direito dos manifestantes de se expressarem livremente e a garantirem o livre acesso à informação", sublinhou o chefe da diplomacia norueguesa.

Defendendo que "o Irão deve ouvir o seu povo", o ministro norueguês lamentou que, "em vez disso, infelizmente, as autoridades tentam mais uma vez reprimir a dissidência e limitar as expressões que não correspondem aos seus pontos de vista".

Na sexta-feira, também França, Alemanha e Reino Unido condenaram "veementemente" o "assassínio" de manifestantes no Irão e apelaram à "contenção" por parte das autoridades de Teerão.

"Estamos profundamente preocupados com os relatos de violência perpetrada pelas forças de segurança iranianas e condenamos veementemente o assassínio de manifestantes", disseram, num comunicado conjunto, o Presidente francês, Emmanuel Macron, o chanceler alemão, Friedrich Merz, e o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

Os três líderes instaram as autoridades iranianas a "exercer contenção, abster-se de violência e respeitar os direitos fundamentais" dos cidadãos iranianos.

 

PD (JH) // JMC

Lusa/Fim

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2916989/cineastas-panahi-e-rasoulof-denunciam-repressao-flagrante-no-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes