Cineasta Fernando Lopes faria 90 anos e é celebrado com seis filmes
- 19/12/2025
Fernando Lopes faria 90 anos a 28 de dezembro e a Midas Filmes quis assinalar a efeméride com "o relançamento - em novas versões digitais - dos seus primeiros seis filmes", numa celebração que se estenderá por 2026.
Em comunicado, a Midas Filmes explica que fica responsável pela distribuição nacional e internacional de seis longas-metragens, entre as quais "Belarmino" (1964), "Uma abelha na chuva" (1971) e "O Fio do Horizonte" (1993), além de todos os documentários e curtas-metragens do realizador.
"Os direitos destes filmes (bem como dos documentários e curtas que Fernando Lopes dirigiu) estão de novo na posse da sua família, depois de duas décadas em que estiveram praticamente sem poder ser vistos", explicou a distribuidora.
O trabalho de relançamento destes filmes acontece também na sequência do trabalho de digitalização pela Cinemateca, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
De fora ficam outros filmes de Fernando Lopes, como "O Delfim" (2001), "Lá Fora" (2004) ou "Em Câmara Lenta" (2011), produzidos por Paulo Branco.
A celebração dos 90 anos de Fernando Lopes começa no dia 26 na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com a exibição de "O Fio do Horizonte", "talvez o maior, menos conhecido e mais subestimado filme do realizador", a partir do romance homónimo de António Tabucchi.
No dia 28, o Cinema Ideal, em Lisboa, dedicará as sessões aos seis filmes agora redistribuídos, todos com entrada gratuita.
Antes disso, já neste sábado a RTP2 vai exibir "Belarmino" e nos seguintes os filmes "Uma Abelha na Chuva" e "Nós Por Cá Todos Bem" (1977).
Segundo a Midas Filmes, os filmes também vão ser editados em DVD, "serão disponibilizados nas diversas plataformas" e haverá a edição de uma antologia de entrevistas, textos e outros inéditos de Fernando Lopes, um dos pilares do Cinema Novo Português e que morreu em 2012 com 76 anos.
Leia Também: Cinemateca ultrapassa mil filmes digitalizados com fundos do PRR













