Cine-concerto "Pedro e o Lobo" e cinema da Letónia no festival Monstra
- 20/01/2026
De acordo com a organização, a 25.ª edição do Monstra abre, no cinema São Jorge, com aquele filme, assinalando os 90 anos da composição de Sergei Prokofiev, e com dois filmes de animação de Anete Melece e Vladimir Leschiov, porque a Letónia será o país em foco.
Estes dois realizadores vão estar em Portugal, a convite do Monstra, para 'masterclasses' e para fazerem parte do júri do festival.
Haverá ainda uma exposição, no Museu da Marioneta, dedicada a um dos maiores estúdios de animação da Letónia, o Animacijas Brigade, a cumprir 60 anos.
"A animação letã combina uma forte tradição de curtas-metragens com uma produção cada vez maior de longas-metragens", refere o Monstra, dando como exemplo, o premiado "Flow -- À Deriva" (2024), de Gints Zilbalodis.
Das primeiras linhas de programação anunciadas pelo festival, destaque ainda para a presença das realizadoras Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, coautoras de "Água Mole" (2017) e "Percebes" (2024), que vão dar uma 'masterclass' para alunos das escolas de ensino artístico de Lisboa.
A 25.ª edição do Monstra vai acontecer de 12 a 22 de março.
Leia Também: Cinema Trindade do Porto quer ultrapassar os 100 mil espectadores em 2026













