Cinco sintomas silenciosos que podem indicar doença grave no pâncreas
- 19/02/2026
O cancro do pâncreas é muitas vezes conhecido por uma doença silenciosa devido aos sinais pouco claros. Ainda assim, podem existir alguns sintomas que não devem ser ignorados. Uma gastroenterologista explica tudo.
Ao website HealthShots, SR Mishra revelou alguns dos sintomas que muitas veze são ignorados e que podem estar relacionados com uma doença grave no pâncreas, como é o do cancro.
Cancro do pâncreas: Sintomas que não deve desvalorizar
“A alta taxa de mortalidade geralmente deve-se ao diagnóstico tardio e à natureza agressiva do cancro”, começa por dizer. Desta forma, torna-se ainda mais importante estar atento e não desvalorizar este tipo de sintomas. Saiba tudo.
1- Dor lombar
“A dor nas costas pode parecer benigna. Pode sentir uma leve dor ou desconforto. No entanto, se a dor persistir ou piorar com o tempo, pode ser um sinal de alerta. O cancro do pâncreas pode causar uma dor que começa no abdómen e irradia para as costas.”
Leia Também: Nova esperança: Terapia inovadora pode eliminar cancro do pâncreas
2- Perda de peso inexplicável
“A perda de peso inexplicável é comum entre doentes com cancro do pâncreas. Esse tipo de cancro pode interferir na digestão e levar à redução do apetite. Muitas vezes, as pessoas confundem este sintoma com stress ou alterações hormonais.”
3- Pele e olhos amarelos
“No caso do cancro do pâncreas, isso geralmente é causado por tumores que pressionam áreas próximas. Se notar o amarelamento da pele, urina escura ou fezes claras, o melhor é procurar ajuda médica. A icterícia pode indicar vários problemas no fígado e na vesícula biliar.”
4- Problemas gastrointestinais
“É importante não ignorar sintomas como indigestão, inchaço ou náusea. Estes problemas podem sinalizar problemas de saúde graves. O cancro do pâncreas pode afetar a digestão já que é responsável pela digestão dos alimentos. Se não estiver a funcionar corretamente, pode sentir inchaço persistente, náusea ou alterações no apetite.”
5- Fadiga
“Sentir-se cansado o tempo todo é comum, no entanto, se se sente exausto mesmo depois de descansar, pode ser algo mais do que apenas um cansaço típico. A fadiga relacionada com o cancro do pâncreas geralmente surge da reação do corpo à doença e de como afeta o metabolismo.”
Cancro do pâncreas: Descoberta pode mudar forma de tratamento
Um estudo publicado na Cancer Research revelou como uma descoberta com glóbulos e anticorpos pode ajudar o sistema imunitário no tratamento.
De acordo com o estudo, foi possível criar um novo tratamento que ajuda o sistema imunitário a reconhecer e a atacar o cancro do pâncreas. Este estudo mostrou como é possível 'acordar' os glóbulos brancos para que encontrem e ataquem o cancro.
"O cancro do pâncreas esconde-se do sistema imunitário, mas ficamos impressionados com o facto de um único açúcar, chamado ácido siálico, poder 'enganar' os glóbulos brancos de forma tão eficaz", revelou Mohamed Abdel-Mohsen, um dos autores do estudo.
"Quando os tumores revestem-se com essa molécula, aciona um interruptor do sistema imunitário em certas células imunes", continua. O estudo foi realizado em animais e mostrou como os glóbulos podem retardar o crescimento do cancro.
"Esta é um estudo pré-clínico num estágio inicial, não um tratamento disponível hoje, mas abre uma nova possibilidade de alvo contra o cancro do pâncreas”, continua o especialista.














