Cinco colonos israelitas detidos após ataque a casa na Cisjordânia

  • 23/12/2025

Os colonos mataram três ovelhas e feriram outras quatro, partiram uma porta e uma janela da casa e dispararam gás lacrimogéneo para o interior, enviando três crianças palestinianas com menos de 04 anos para o hospital, relatou Amir Dawood, que dirige a Comissão de Resistência ao Muro e aos Colonatos, estrutura inserida na Autoridade Palestiniana.

 

A polícia indicou que cinco colonos foram detidos por suspeita de invasão de terras palestinianas, danos materiais e uso de gás pimenta, mas não de gás lacrimogéneo, acrescentando que está a investigar o caso.

Imagens de câmaras de segurança que captaram o ataque na localidade de Samu e que foram partilhadas pela comissão mostram cinco colonos mascarados e com roupas escuras, alguns com bastões, a aproximarem-se da casa e aparentemente a entrar, descreveu a agência Associated Press (AP).

Ouvem-se ruídos de objetivos a partirem-se, assim como sons de animais. Outro vídeo do interior mostra figuras mascaradas aparentemente a atacar ovelhas no estábulo.

Fotos também partilhadas pela comissão mostram vidros de carros e da casa partidos, uma porta da frente destruída e móveis revirados, de acordo com a AP, que assinala também ovelhas mortas enquanto outras permanecem com a pele manchadas de sangue.

Dawood disse que este foi o segundo ataque contra aquela família em menos de dois meses, classificando-o como "parte de um padrão sistemático e contínuo de violência dos colonos contra civis palestinianos, as suas propriedades e os seus meios de subsistência, levada a cabo com impunidade sob a proteção da ocupação israelita".

Durante a colheita da azeitona em outubro, colonos em todo o território lançaram uma média de oito ataques diários, o número mais elevado desde que o gabinete de coordenação humanitária das Nações Unidas (OCHA) começou a recolher dados em 2006.

Os ataques continuaram em novembro, com a ONU a registar pelo menos 136 até ao dia 24.

Israel capturou grandes partes da Cisjordânia, Jerusalém Oriental e da Faixa de Gaza --- reivindicadas pelos palestinianos para um futuro Estado - em 1967.

Na Cisjordânia, residem mais de 500 mil judeus, além de acima de 200 mil em Jerusalém Oriental.

O Governo de coligação de Israel tem uma influente fação ultranacionalista e radical de direita, que inclui o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, e o ministro do Gabinete, Itamar Ben-Gvir, que supervisiona a força policial do país.

No domingo, Smotrich referiu-se à aprovação de 19 novos colonatos como mais um golpe para minar um Estado Palestiniano.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, provocada por ataques liderados pelo grupo islamita palestiniano Hamas em 07 de outubro de 2023, a ONU documentou mais de mil palestinianos mortos na Cisjordânia em ataques atribuídos a colonos ou ao exército israelita.

Leia Também: Hamas condena "anexação progressiva" da Cisjordânia com 19 colonatos

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909059/cinco-colonos-israelitas-detidos-apos-ataque-a-casa-na-cisjordania#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes